Braga distinguida como ‘Cidade Europeia Mais Inovadora’. Prémio é de 500 mil euros

Braga foi distinguida como Capital Europeia da Inovação, na categoria ‘Cidade Europeia Mais Inovadora’, na 10.ª edição dos Prémios Capital Europeia de Inovação (iCapital Awards), anunciou a Comissão Europeia.

Em comunicado, a Comissão Europeia refere que, como vencedora, a cidade irá receber um prémio de 500 mil euros, destinado ao fortalecimento de iniciativas inovadoras “que continuarão a transformar Braga numa referência da inovação ao nível europeu”.

Em 2.º e 3.º ligares ficaram, respectivamente, Linz (Áustria) e Oulu (Finlândia).

Todos os finalistas serão convidados a integrar a rede Alumni do iCapital, promovendo a partilha de conhecimento e inovação urbana na Europa.

O anúncio do vencedor foi feito durante a cerimónia de entrega dos prémios, realizada na Web Summit, em Lisboa, Capital Europeia da Inovação de 2023.

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, referiu o que esta distinção “é fruto de um trabalho conjunto” entre a autarquia, a comunidade académica, as empresas e o sector público.

“Estamos empenhados em construir uma cidade que aposta em soluções inovadoras, que valorizam o bem-estar dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável. Este prémio é o reflexo da visão de Braga como uma cidade inclusiva e orientada para o futuro”, afirmou.

Para o mesmo, este é o “reconhecimento internacional do compromisso que Braga tem com a inovação e com o desenvolvimento sustentável”.