Bragança: Festival aéreo leva pilotos nacionais de acrobacias à cidade

A sexta edição do festival aéreo Careto AirShow24, que se realiza em Bragança entre 28 e 30 de Junho, vai trazer ao nordeste transmontano cerca de 120 aviões e todos os pilotos acrobáticos do país, além do campeão do mundo da modalidade, Ramon Alonso.

“Vem gente do Brasil para participar. Os aviões vêm de França, Luxemburgo, Espanha e Portugal”, adiantou Nuno Fernandes, presidente do Aero Clube de Bragança, a entidade organizadora, durante a apresentação do evento, realizada esta quarta-feira.

Uma das grandes apostas do aeroclube são os voos solidários, que decorrem no festival mas também no resto do ano, e cujas receitas revertem desta vez para o Patronato de Santo António, uma instituição que trabalha com crianças e jovens, e que vai abrir uma creche para famílias monoparentais em breve e precisa de fundos.

Por 30 euros, é possível fazer uma viagem de 15 minutos sobre Bragança. “Já levámos cerca de 800 pessoas a voar nestes voos solidários, que de outra maneira não podia fazer baptismos de voo. E este ano queremos reforçar esta actividade e teremos quatro aviões”, referiu Nuno Fernandes, salientando que estes voos também permitem dar a conhecer a região.

Em colaboração com a Nortavia Academy, o Aero Clube brigantino realiza cerca de 100 voos solidários. A organização vai ainda oferecer 80 voos a todos pessoas que nunca tenham voado e que de outra forma não teriam possibilidade de o fazer.