Brasil: Governo nomeia generais Marcius Netto e Ricardo José Nigri para cargos no GSI
O general de Brigada Marcius Cardoso Netto foi nomeado para exercer o cargo de secretário de Segurança e Coordenação Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. O decreto com a nomeação está publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira, 23 de janeiro. Também foi nomeado, a partir de 25 de janeiro, o general de Divisão Ricardo José Nigri para exercer o cargo de secretário-executivo do GSI.
Nigri assume o lugar do general de Divisão Carlos Penteado que está sendo exonerado do cargo e passando à situação de adido ao Gabinete do Comandante do Exército. A troca já tinha sido antecipada pelo jornal Estadão.
O general de Divisão Carlos Feitosa, que ocupava o cargo de secretário de Segurança e Coordenação Presidencial do GSI, foi exonerado do posto e nomeado para exercer o cargo de Chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão do Departamento Geral de Pessoal.
Embora a escolha do ocupante do cargo seja prerrogativa do Exército, as nomeações costumam ocorrer em acordo com o ministro do GSI. Nigri foi auxiliar do ex-comandante do Exército Eduardo Villas Boas. No mesmo documento, o Exército também fez indicação de Marcius Netto para a Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial, que também passará por mudança. Em entrevista à TV Globo na quarta-feira (18), Lula voltou a questionar publicamente o chefe do GSI e a atuação do gabinete nas manifestações em frente a quartéis, as quais culminaram na invasão dos três poderes em Brasília (DF) por manifestantes contrários ao governo eleito.