Brasil: Hemorio dobra o numero de doações de sangue após campanha da cantora Ludmilla

A campanha de doação de sangue promovida pela cantora Ludmilla em parceria com o Hemorio, nesta quarta-feira (5), fez com que o número de bolsas coletadas dobrassem na unidade do Centro do Rio de Janeiro (RJ). De acordo com o diretor-geral da instituição, Luiz Amorim, graças ao reforço proposto pela estrela pop, foram recebidas mais de 500 doações.

O movimento elevado de voluntários foi motivado pela parceria com a cantora. Embaixadora do Hemorio em 2021, ela prometeu um ingresso do seu show Numanice para cada pessoa que fizesse uma doação entre quarta-feira (5) e hoje (7). A festa acontece no sábado (8), no Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, Zona Norte. A iniciativa da cantora deu força para quem já pretendia doar, mas acabava sempre adiando para depois. “Já queria doar sangue, mas sempre tive medo de agulha por conta de um trauma na infância. E minha namorada queria muito ir ao show. Então, para deixá-la feliz resolvi enfrentar esse medo. Só o amor mesmo”, disse o professor de educação física, Paulo Vieira dos Santos Vaz, de 26 anos.

Na porta do Hemorio, a fila chegava a fazer curvas nas rampas de acesso ao banco de sangue. De acordo com os doadores, a entrega dos ingressos não estava sendo feita no local. Os doadores tive- ram seus dados registrados e devem receber as entradas por e-mail.

. Quem pode doar?

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Até os 18 anos, só é permitido doar com autorização dos pais ou responsáveis legais. O termo deve estar acompanhado de um documento de identidade desse responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.