Brasil: Onda de calor extremo fará subir os termômetros acima dos 40º. C em um terço do país 

O inverno termina com o início de uma onda de calor brutal, que tomará quase todo o Brasil e ameaça quebrar recordes devido à extensão, à intensidade e à duração previstas. As temperaturas sobem ainda mais a partir de quarta-feira (20), quando começa a primavera. Um domo quente, uma área de alta pressão atmosférica de tamanho e intensidade colossais, levará a temperatura para acima dos 40º. C em cerca de um terço do país. 

O domo traz graves riscos para a saúde, a agricultura e aumenta muito o risco de queima- das, sobretudo, no Cerrado e no Pantanal, advertem cientistas. Porém, Amazônia e Mata Atlântica também estão em perigo devido à combinação de seca e alta temperatura. A maioria das capitais e áreas agrícolas está dentro da zona quente. 

. Áreas afectadas: 

Todo o Brasil, à excepção de uma faixa do litoral do Nordeste do Sudeste e do sul do Rio Grande do Sul, ficará acima dos 30º. C. Os modelos meteorológicos indicam que a onda de calor vai até domingo (24) no Sul e até a próxima terça-feira (26), em boa parte do Sudeste. 

Porém, o domo quente permanecerá estacionado numa vasta faixa do país, que inclui Centro-Oeste, Sul da Amazônia, a maior parte do Nordeste e partes de São Paulo e Minas Gerais, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPT-EC/Inpe). Nessa área, o calor não tem fim à vista. 

“Podemos dizer que essa semana a situação não é boa para quase to- do o país. E, para essas áreas do centro do Brasil não há um horizonte na previsão de quando a área de alta pressão vai ceder. A estação chuvosa no Centro-Oeste e em parte da Amazônia começa em meados de outubro. Temos que esperar”, afirma Izabelly Costa, chefe da Divisão de Previsão de Tempo e Clima do CPTE-C/Inpe.