Brasil ultrapassa 10 milhões de infecções pelo novo coronavírus
O Brasil, país lusófono mais afectado pela pandemia, ultrapassou esta semana 10 milhões de infecções pelo novo coronavírus no momento em que o registo do primeiro caso no país está prestes a completar um ano.
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro, no seu último boletim epidemiológico.
O país sul-americano, um dos focos mundiais da pandemia e que enfrenta uma segunda vaga da doença e a expansão de uma nova estirpe detectada no Amazonas, teve o seu primeira caso de infecção detectado em 26 de Fevereiro de 2020.
Desde então, o Brasil, com cerca de 212 milhões de habitantes, tornou-se no segundo país do mundo com mais mortes devido à covid-19, cerca de 250 mil mortes, atrás dos Estados Unidos, e o terceiro em infecções, depois da nação norte-americana e da Índia. Além disso, o Brasil é também uma das nações com maior número de recuperados sendo que 850 mil pacientes infectados estão sob acompanhamento médico em território brasileiro, quer em hospitais, quer nas suas residências.
Defensor aberto da cloroquina desde o começo da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro disse, durante live no início deste mês, que não se arrependerá de ter indicado o medicamento contra a covid-19 mesmo com a comprovação de sua ineficácia contra a doença.