BRASILEIRÃO: Botafogo de Artur Jorge isolado na liderança

O Botafogo, treinado pelo português Artur Jorge, foi vencer por 2-1 no terreno do Grêmio de Porto Alegre, no domingo, e segurou a liderança do campeonato brasileiro de futebol.

Cuiabano, aos 10 minutos, e Júnior Santos, aos 57, já depois de Gustavo Nunes ter empatado para a equipa do Rio Grande do Sul, aos 21, deram o triunfo ao ‘fogão’, que permanece no primeiro lugar do Brasileirão, com 19 pontos.

O Botafogo beneficiou dos empates de Flamengo, no terreno do Athletico Paranaense (1-1) e do Bahia, na visita ao Criciuma (2-2), para se isolar na dianteira, com mais um ponto.

O Cuiabá, de Petit, goleou em casa por 5-0 o Fortaleza, ascendendo ao 14.º lugar, com sete pontos, em igualdade com Vasco da Gama, de Álvaro Pacheco, que não foi além da igualdade 0-0 na recepção ao Cruzeiro, e Corinthians, de António Oliveira, que também empatou em casa, 2-2 com o São Paulo.

A goleada de Petit ao Fortaleza ficou ‘manchada’ por um episódio de alta tensão, já nos instantes finais da primeira parte, quando os homens da casa levavam já uma vantagem de três golos no marcador.

Renato Kayzer perdeu as estribeiras e empurrou o treinador português, atirando-o ao chão e provocando uma autêntica ‘batalha campal’, que obrigou o árbitro Jefferson Ferreira de Moraes, a exibir três cartões vermelhos.

Renato Kayzer foi um dos expulsos, juntamente com o companheiro de equipa, Emanuel Brítez. 

O terceiro foi… o próprio Petit, visto que, depois de recorrer ao VAR, o juiz concluiu que foi o responsável pelo início da confusão, uma vez que ‘escondeu’ a bola do adversário.