Breves

TORRE DE MONCORVO – Protecção de Crianças e Jovens

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Torre de Moncorvo, em parceria com o Município e o Agrupamento de Escolas local, promove em Abril o “Mês dos Maus Tratos na Infância”.

No dia 19 de Abril, têm lugar várias actividades nas escolas como, a leitura da história do Laço azul, a leitura de textos alusivos à temática e sessões sobre os direitos das crianças destinados aos alunos do Agrupamento de Escolas. No dia 20 de Abril, realiza-se a construção do laço azul humano, no Complexo Desportivo de S. Paulo de forma a sensibilizar as crianças para a importância da prevenção dos maus tratos na infância.

Entre o dia 19 e 22 de Abril decorre a sessão “Eu Protejo-me”, a projecção de uma curta-metragem e uma sessão desenvolvida pela GNR de Prevenção da Violência no Namoro, destinadas aos alunos da Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado.


VIANA DO CASTELO – Prémios Cinco Estrelas

A torta de Viana, o monte de Santa Luzia e a filigrana conquistaram os Prémios Cinco Estrelas, Regiões de 2022, informou a Câmara de Viana do Castelo.

Em nota enviada às redações, a autarquia adiantou que “a torta de Viana, recentemente certificada, foi vencedora na categoria Doçaria Regional, o monte de Santa Luzia foi vencedor na Reservas / Paisagens / Barragens e na categoria Artesanato, a Filigrana é um dos maiores símbolos vianenses”.

Os Prémios Cinco Estrelas 2022 “reflectem o reconhecimento dos portugueses às marcas, produtos, serviços, personalidades ou órgãos de comunicação social que consideraram destacar-se pela excelência nos nove meses anteriores”.

Ovar – Incêndio em estufa de canábis

A PSP deteve em Ovar, no distrito de Aveiro, um homem de 48 anos, residente naquela cidade que tinha uma estufa de canábis em casa. Em comunicado, a PSP esclareceu que no âmbito de uma ocorrência de um incêndio numa habitação, a Polícia verificou a existência de uma estufa de cultivo de plantas, ligada à referida habitação, suspeitando tratar-se de estupefaciente.

Segundo a PSP foram apreendidas 14 plantas de canábis, folhas de canábis (proximadamente 117 doses) e sementes de canábis. Foram ainda apreendidas 13 lâmpadas, duas ventoínhas, dois temporizadores eléctricos, duas extensões eléctricas, um borrifador, uma tela de alumínio, 22 frascos de fertilizante, quatro caixas metálicas e 16 etiquetas/marcadores.

A PSP refere ainda que o indivíduo tinha pendente um mandado de detenção, emitido pelo Tribunal de Aveiro, para cumprimento de uma pena de 119 dias de prisão subsidiária, por não ter cumprido o pagamento de uma multa, no valor de 1.074 euros, a que havia sido condenado por um crime de maus tratos a animais de companhia em 2019, tendo sido por isso conduzido ao Estabelecimento Prisional de Coimbra.


Está mais difícil comprar casa na Europa

Os preços das casas subiram 9,4% na zona euro e na 10% União Europeia (UE), no quarto trimestre de 2021, aumentos que representam novos recordes. Na zona euro, a subida homóloga de 9,4% dos preços das casas é a maior desde o início da série, em 2005, e na UE desde o quarto trimestre de 2006, anuncia o Eurostat.

Face ao terceiro trimestre de 2021, os preços das casas aumentaram 1,9% na zona euro e 2,1% na UE. Segundo os dados do serviço estatístico da UE, na variação homóloga os preços das casas só recuaram em Chipre -5,3%, tendo os maiores avanços sido registados na República Checa 25,8%, Estónia 20,4% e Lituânia 19,8%.

Do terceiro para o quatro trimestre de 2021, as maiores subidas observaram-se na Estónia 6,6%, República Checa 5,7% e Lituânia 4,7%, tendo a Dinamarca -4,3% e Chipre registado as únicas descidas -3,1%.Em Portugal, nos últimos três meses de 2021, os preços das casas aumentaram 11,6% face aos três últimos meses de 2020 e 2,7% face ao trimestre anterior.