Breves
Governo da Madeira – Risco de pobreza baixou
O risco de pobreza na Madeira registou uma retracção em 2021 e continua com tendência decrescente, disse a secretária regional da Inclusão Social, mas a oposição madeirense sublinha ser o mais alto do país. Rita Andrade falava no parlamento regional, no âmbito de um debate sobre a pobreza na região autónoma.
“Apesar de a Madeira ter actualmente uma taxa de risco de pobreza ou exclusão social de 28,9%, verificou-se um desagravamento em 2021 em 3,9 pontos percentuais face ao ano anterior. É uma redução significativa e, ainda por cima, é a primeira vez que ficamos abaixo dos 30% neste indicador, sendo então notícias positivas”.
Fundação Oceano Azul – Áreas Marinhas Protegidas
A Universidade do Algarve e a Fundação Oceano Azul estão a avaliar a situação real das Áreas Marinhas Protegidas portuguesas, avaliação que será entregue ao Governo depois da realização em Lisboa da Conferência dos Oceanos da ONU.
Bárbara Horta e Costa, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve é uma das envolvidas na equipa que está a produzir o documento juntamente com os investigadores Jorge Gonçalves (CCMAR) e Emanuel Gonçalves (Fundação Oceano Azul). A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas vai realizar-se em Lisboa entre 27 de Junho e 01 de Julho e pretende contribuir para o avanço de acções concretas de protecção dos ecossistemas marinhos.
Ilha das Flores, Açores – Marinha resgata 4 tripulantes
A Marinha resgatou, a sudoeste da ilha açoriana das Flores, quatro tripulantes a bordo do veleiro “GARP”, com a bandeira da França, na sequência de um alagamento. A embarcação encontrava-se a 166 milhas náuticas, o equivalente a 307 quilómetros, a sudoeste da ilha das Flores, tendo o resgate sido efectuado pelo navio tanque Onic Astrapi e uma aeronave EH101 da Força Aérea Portuguesa.
Os tripulantes foram encaminhados para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, onde o tripulante que necessitava de assistência médica, foi diagnosticado com traumatismo craniano e, posteriormente, transferido para o Hospital de Angra do Heroísmo.
Açores selecionados para acção-piloto da União Europeia
Os Açores foram selecionados para participar na acção-piloto “Parcerias para a inovação regional”, da responsabilidade da União Europeia, que vai permitir aprofundar a implementação da “RIS3 Açores”. Esta acção consiste na idea de uma visão partilhada sobre o futuro da região e selecção de um conjunto limitado de prioridades para o seu desenvolvimento regional.
O subsecretário da Presidência, Pedro de Faria e Castro, refere que este caminho “é essencial para uma região com as características dos Açores”. Segundo o subsecretário regional, a acção-piloto permitirá ao Governo dos Açores “ter apoio altamente especializado do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia” para, entre outros, “aprofundar a implementação da RIS3” na região e “afinar a definição das políticas públicas de investimento para a investigação e inovação através do próximo Programa Operacional Açores 2030”.