Breves

Dia da Região – Governo da Madeira distingue seis madeirenses

O Governo Regional da Madeira vai distinguir seis madeirenses nas comemorações do Dia da Região Autónoma e das Comunidades Madeirenses, que se assinala em 1 de Julho, anunciou o executivo insular.

A estilista Fátima Lopes, a médica Graça Andrade, os empresários António Beirão, João Correia e José dos Reis Leão e o decorador Gabriel Pontes Motta serão os distinguidos com insígnias honoríficas, indica o Governo da Madeira, em comunicado. A decisão foi tomada na reunião semanal do Conselho de Governo Regional. No encontro, o executivo liderado por Miguel Albuquerque (PSD) decidiu também louvar Lúcia Mendonça Franco (Associação Desportiva Galomar) e Luís Fernando Gouveia (Ludens Clube de Machico), que se sagraram campeões nacionais na modalidade de ‘skyrunning’.

Governo da Madeira – Maximiza produção de banana

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, disse que a produção de banana deve ser “maximizada” com recurso a novas tecnologias, salientando que o próximo quadro comunitário prevê apoios nesse sentido. “O que estamos a fazer é preparar o sector para os jovens empresários poderem abalançar esta actividade e isso só vai acontecer se a produção for tecnologicamente avançada, que diminua o esforço físico e que traga compensação financeira para quem investe”.

O chefe do executivo madeirense falava no decurso de uma visita ao novo Centro de Banana da Madeira, no concelho da Ponta do Sol, zona oeste da ilha, uma das áreas de maior produção daquele fruto. Miguel Albuquerque afirmou que o sector “é rentável” e indicou que o próximo quadro comunitário vai financiar projectos no sentido de melhorar a qualidade da banana e facilitar o seu transporte através das plantações, a maioria em socalcos. “A Europa consome sete milhões de toneladas de banana [por ano] e nós produzimos à volta de 20 mil toneladas”, disse, reforçando: “Isso significa que temos uma produção residual face à banana que vem da América Latina e a nossa banana tem de ser defendida pela qualidade.”

A bananeira é uma das culturas agrícolas mais representativas da Madeira e com grande importância socioeconómica, ambiental e paisagística.