Breves

Visita ao Brasil – Bolsonaro ameaça não receber Marcelo Rebelo de Sousa

O presidente do Brasil equaciona não receber Marcelo Rebelo de Sousa em Brasília já na próxima segunda-feira. Jair Bolsonaro está irritado e incomodado com o facto do presidente português ter uma reunião marcada no domingo, em São Paulo, com Lula da Silva.

Nova medida de coação – José Sócrates obrigado a apresentar-se quinzenalmente

A juíza Margarida Alves decretou a alteração das medidas de coação de José Sócrates, passando o antigo primeiro-ministro a ficar obrigado a apresentações quinzenais no posto da GNR da Ericeira, apurou a TVI/CNN Portugal. A juíza considera que há perigo de fuga dado que o arguido, que está sob Termo de Identidade e Residência, “violou de forma ostensiva a obrigação de não se ausentar da sua residência por mais de cinco dias sem comunicar ao processo, como entende que essa medida não lhe é aplicável”.

Sócrates voltou esta quinta-feira a tribunal, para ser interrogado pela juíza titular do processo extraído da Operação Marquês para prestar esclarecimentos sobre as suas viagens ao Brasil, onde está a realizar um doutoramento.

José Sócrates foi acusado no processo Operação Marquês pelo MP, em 2017, de 31 crimes, designadamente corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal, mas na decisão instrutória, em 9 de abril de 2021, o juiz Ivo Rosa decidiu ilibar José Sócrates de 25 dos 31 crimes, pronunciando-o para julgamento por três crimes de branqueamento de capitais e três de falsificação de documentos.

Ex-chanceler alemã – Angela Merkel já tem novo emprego em Portugal

Angela Merkel aceitou ser presidente do júri do Prémio Gulbenkian para a Humanidade, substituindo assim o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, avança a DPA. Este é o primeiro cargo da ex-chanceler alemã desde que saiu do poder.

O anúncio já foi confirmado por um porta-voz de Merkel, acrescentando que a ex-chanceler deverá assumir o novo cargo no outono, cerca de um ano depois de ter abandonado a política alemã.

Angela Merkel esteve 16 anos à frente do estado alemão e desde que deixou o papel de chanceler, em dezembro de 2021, poucas foram as aparições públicas.

A ex-chanceler já tinha informado o governo alemão que queria presidir o júri. Uma decisão que, a 15 de junho, teve luz verde, sem qualquer objeção contra o facto de Merkel assumir o cargo.

Como presidente do júri do Prémio Gulbenkian, estará presente na cerimónia em que o galardão será entregue a uma personalidade. Em 2020, a fundação portuguesa, criada em 1956, criou esta nova categoria de reconhecimento.

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade, no valor de 1 milhão de euros, é atribuído anualmente, tendo enaltecido os feitos de Greta Thunberg, na primeira edição em 2020, e sido atribuído ao Global Covenant of Mayors em 2021.