Breves

Canárias e Marrocos – Madeira tem novos voos

A companhia aérea espanhola Binter inaugura este fim de semana um programa especial de verão na Madeira, realizando duas novas ligações directas às Canárias e uma a Marrocos.

Esta programação foi assinalada com a presença do secretário regional do Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, do CCO da ANA -Aeroportos de Portugal, Francisco Pita, e do director do Aeroporto da Madeira, Roberto Santa Clara, na infraestructura aeroportuária madeirense.

Eduardo Jesus acrescentou que “a nova ligação à cidade de Marraquexe, em Marrocos, constitui um novo mercado de origem para a Região e um novo destino para os madeirenses”.

Alvo de ciber-ataques – Paginas do Governo Regional e do PSD/Madeira

As páginas oficiais do governo madeirense e do PSD/Madeira na rede social Facebook foram alvo de ciber-ataques.

No documento, o governo insular (PSD/CDS) adianta que “a situação está a ser acompanhada e resolvida pelos serviços competentes do governo e já foi solicitada a cooperação e a intervenção urgente das instâncias judiciais e policiais, de modo a sanar o incidente o mais depressa possível”. Também solicita que os utilizadores e seguidores “não respondam a mensagens com origem nesta página” e sigam “apenas os canais web site e outros não comprometidos”. “Apesar de sermos alheios ao sucedido, lamentamos o transtorno que todos os nossos utilizadores possam estar a sofrer e pedimos desculpa pelo mesmo”, conclui. A estrutura regional social-democrata alerta para “a importância de não ser estabelecida qualquer comunicação, por mensagem, com a página”.

Sinergias luso-venezuelanas – Instituto empresarial da Madeira

O Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE) da Madeira quer conjugar sinergias entre empresas luso-venezuelanas, na Venezuela, e empresários da Região Autónoma da Madeira (RAM), disse o presidente, Duarte Freitas.

Duarte Freitas disse em Caracas, no âmbito de uma “missão empresarial” de oito dias à Venezuela para reforçar os laços comerciais entre empresas regionais e venezuelanas, uma iniciativa promovida pelo IDE com apoios comunitários através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), destinados à internacionalização da economia madeirense.

“Felizmente, tivemos oportunidade de ter grandes contactos, não só nas áreas mais tradicionais da distribuição alimentar, mas também noutras áreas e com especial significado nas segundas e terceiras gerações já”, explicou. Segundo Duarte Freitas, “há oportunidades na área da transição digital” que permitem “esbater facilmente a distância física”, permitindo “estar continuamente ligados e desenvolver negócios”. Duarte Freitas explicou ainda que a iniciativa, promovida pelo IDE, com apoios comunitários através do FEDER, surgiu “da compatibilização de agendas em que foi possível, de forma feliz, conjugar a presença na celebração do Dia da Região na Venezuela e juntar essa disponibilidade para a realização de uma missão empresarial”.