Breves

Aeroporto da Madeira – Catorze voos divergiram

Catorze voos com destino à Madeira, provenientes de várias origens na Europa e no continente, divergiram para outros aeroportos devido à má visibilidade no Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, no concelho de Santa Cruz, zona leste da ilha.

Esta situação motivou também a alteração no horário de partida de pelo menos oito voos, que se encontram atrasados.

Madeira/Porto Santo – Dois cadáveres recolhidos

Dois cadáveres foram recolhidos pela Polícia Marítima no Porto Santo, indicou o comandante da Zona Marítima da Madeira, Rui Teixeira.

“Não temos ainda qualquer informação sobre as causas do acidente, nem sobre a identificação e a nacionalidade das vítimas”, disse Rui Teixeira, explicando que o alerta foi recebido cerca das 18:20, quando os corpos foram avistados por uma pessoa que circulava na zona.

O acidente ocorreu entre o Miradouro das Flores e a praia do Zimbralinho, sendo que o corpo da mulher estava no mar e o do homem na escarpa sobranceira.

O comandante da Zona Marítima da Madeira esclareceu que o primeiro corpo a ser recuperado foi o da mulher e depois, cerca das 22:00, o corpo do homem, numa operação que envolveu também os Bombeiros Voluntários do Porto Santo e o Serviço de Protecção Civil.

Os cadáveres foram encaminhados para a marina do Porto Santo e posteriormente para a morgue local.

Tripulante de embarcação – Resgatado em Porto Santo

Um tripulante de uma embarcação de pesca foi resgatado ao largo do Porto Santo por motivos de saúde e encaminhado para uma unidade hospitalar naquela ilha, indicou a Marinha Portuguesa, entidade que coordenou a operação.

O homem, de 50 anos e nacionalidade portuguesa, encontrava-se a bordo da embarcação “Falcão do Mar”, a navegar a 12 milhas náuticas (cerca de 19 quilómetros), a oeste de Porto Santo, quando necessitou de ajuda médica, na sequência de uma queda a bordo. O resgate foi efectuado através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em articulação com a Capitania do Porto de Porto Santo.

Açores/Sismos – Abalos sentidos em São Jorge

A ilha de São Jorge, nos Açores, registou, nas últimas 24 horas, dois sismos sentidos pela população, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Desde há três dias consecutivos que o CIVISA não identificava abalos sentidos pela população em São Jorge, no âmbito da crise sismovulcânica que se iniciou a 19 de Março.

No comunicado diário para ponto da situação da crise sismovulcânica, o CIVISA indica que o mais recente abalo sentido em São Jorge ocorreu domingo com magnitude 1,2 na escala de Richter e intensidade III na escala de Mercalli Modificada em Velas. O outro sismo sentido foi também domingo, com magnitude 1,6 na escala de Richter e intensidade III na escala de Mercalli Modificada em Santo Amaro e Velas, ainda de acordo com o CIVISA.

Desde o início da crise sismovulcânica, que teve início a 19 de Março, foram identificados cerca de 258 sismos sentidos pela população.