Breves

Banco Montepio – Inversão de papel

Nova administração do Banco Montepio tem mais mulheres do que homens.

Dos 15 elementos da actual administração do Banco Montepio, há dez de saída. Na nova equipa, há contratações no Banco CTT e no Banco Atlântico e a presença do género feminino lidéra com 58% do staff.

Exames Nacionais 2025 – Provas serão online

As provas e exames nacionais dos alunos do básico e secundário serão feitas directamente em computadores em 2025, segundo um plano do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) que este ano arranca com um projecto-piloto em algumas escolas.

O modelo será testado já em Junho em algumas escolas, que estão neste momento a ser seleccionadas para participar no projecto-piloto. A experiência “teste” será com alguns alunos que agora realizam as provas de aferição.

Câmara de Setúbal – Refugiados ucranianos

A Câmara de Setúbal pede uma investigação à recepção de refugiados ucranianos por cidadãos russos com ligações ao Kremlin no seu gabinete criado para esse efeito. Centro DS vai levar caso dos ucranianos de Setúbal à Comissão Europeia.

Conselho Nacional do CDS aprovou por unanimidade moção que repudia o que se passou no acolhimento de refugiados em Setúbal que considera “desumano e vexatório”

Candidatos Portugueses – Eleições locais britânicas

Nunca antes umas eleições locais no Reino Unido teve tantos candidatos portugueses. “Um dos factores mais determinantes para o sucesso da integração dos portugueses na sociedade é a participação política”, defende o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo. A comunidade portuguesa é a quarta maior europeia no Reino Unido.

Pelo menos nove portugueses são candidatos às eleições locais britânicas de 5 de Maio, o maior número de sempre, reflectindo um crescente interesse na participação política dos emigrantes e lusodescendentes, o que foi saudado pelo Governo português.

O político madeirense disse esperar que continue a existir “uma evolução muito grande relativamente aos portugueses e portuguesas que querem participar na vida política” e que “é necessário incentivar [para] que isso possa acontecer em próximas eleições”.