Breves – Açores
Sismos nos Açores, São Jorge – calmaria de 3 dias
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) não identificou, nas últimas 24 horas, sismos sentidos pela população na ilha de São Jorge, o que ocorre pelo terceiro dia consecutivo. O último abalo sentido pela população ocorreu na terça-feira de manhã.
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica salienta, no comunicado, que “continua acima do normal” a actividade sísmica que se tem vindo a registar naquela ilha, desde a Ponta dos Rosais até à zona do Norte Pequeno na Silveira.
De acordo com os dados mais recentes do CIVISA, desde que a crise sismovulcânica de São Jorge se iniciou, em 19 de Março, foram registados mais de 32.300 eventos, dos quais 266 sentidos pela população. O sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) ocorreu no dia 29 de Março, às 21:56.
Ilhas Centrais dos Açores em Alerta Amarelo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou ontem as cinco ilhas do grupo central dos Açores sob aviso amarelo, devido à possibilidade ocorrência de chuva e trovoada.
O IPMA alerta, em comunicado, para a previsão de “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, nas ilhas do grupo central do arquipélago (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial).
O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.