Burlões fazem-se passar por funcionários do Motor Vehicles para roubar identidades

A polícia de uma cidade de New Jersey está a alertar as pessoas sobre possíveis roubos de identidade feitos por burlões que enviam mensagens de texto passando-se por funcionários do Motor Vehicle Commission no chamado esquema de phishing. “Hoje soubemos de um novo golpe”, disseram agentes da polícia de Franklin Township, no condado de Somerset, num post nas redes sociais.

“Se você receber uma mensagem de texto do MVC solicitando que actualize as suas informações, NÃO CLIQUE NELA. Esta manobra leva a um site de phishing e pode fazer com que a sua identidade seja roubada. Aqueles que estão a tentar roubar a sua identidade estão a encontrar maneiras novas e criativas de cometer os seus crimes. O texto diz: “Departamento de Transportes de New Jersey. Você precisa de validar as informações da sua carta de condução.” Um link é então fornecido.

Tentativa de golpe por texto

A página para a qual uma pessoa é direccionada ao clicar no link de texto dos burlões passando pela State Motor Vehicle Commission da Polícia de Franklin (Somerset). Se pessoas involuntariamente clicarem no link, serão direccionadas para uma página onde um formulário solicita informações pessoais.

Um porta-voz da polícia de Franklin Township disse que ninguém relatou ter sido enganado. “Não recebemos nenhum relatório real dos nossos residentes”, disse o capitão Philip Rizzo por e-mail. “Foi repassado a nós por um amigo da agência e confirmou com o MVC que não era legítimo.”

Um porta-voz do MVC, por sua vez, advertiu qualquer pessoa que pudesse receber o texto a ignorá-lo. “O NJMVC não pede às pessoas que confirmem ou actualizem as suas informações da carta de de condução por mensagem de texto”, disse o porta-voz por email.