Califórnia: Artesia celebra a festa do Divino Espírito Santo 2023
A comunidade de Artesia no sul da Califórnia acabou de celebrar 96 anos de festa do Divino Espírito Santo começando com o terço nove dias antes da festa como é habitual. No fim de Julho, as tradições têm seguido por todos estes anos com umas mudanças e este ano pouco alterou. Na sexta-feira (28), as rainhas do ano 2022-23 desfilaram num carro alegórico despedindo-se do seu mandato e as novas Rainhas e Aias apresentadas ao público pela primeira vez, também num carro alegórico. São elas a rainha mais pequena Madison Rose Serrano, Aias Fiona Neves e Jacqueline Mefford. As maiores são elas Nicole Garcia e Aias Cristina Barcelos e Kherington Mendes. Todas elas no seus “teens” e são estas que vão representar o Artesia DES noutras festas espalhadas por este estado.
Este ano a mudança foi a tourada no sábado (29) em vez da segunda-feira (31) que novamente trouxe os toureiros Paulo Jorge Ferreira e Alberto Conde, à pequena praça de Artesia DES. O povo gostou imenso das suas pegas e foram muito aplaudidas. O toureiro Alberto Conde disse que ficou muito satisfeito como tudo aconteceu e o povo gostou com os seus aplausos. Enquanto Paulo Jorge Ferreira, foi à primeira, apreciado com um “passo-doble” escrito para ele pelo Davis Costa. Ficou surpreendido e não estava à espera de este elogio pela filarmónica de Artesia. Já toureia há dezoito anos e diz que a família pega muto com ele e provável será a última vez que vem a Artesia, e vai pouco a pouco diminuindo as touradas como também para Alberto Conde. Ambos vieram de Portugal para a Califórnia e ambos vão ficando por aqui como muitos emigrantes o fazem.
No domingo (30), o dia principal da festa foi o desfile do salão para a Igreja Sagrada Família e o regresso. Este ano, a missa solene foi feita pelo padre António A. Silveira de, Five Wounds Portuguese National Church em São José (CA). As sopas foram primeiro oferecidas às onze da manhã, e depois do desfile regressar da igreja para o salão. O desfile contou com as filarmónicas da casa, do Chino e de Tulare. Participações do Hynes DES e de Tulare. “Com a ajuda de muitas pessoas”, conta-nos Pedro Barreira, Vice- Presidente do salão, “chamei algumas e disseram que o apoio da cidade também contribui para que tudo corre-se bem.” Paulo Garcia, presidente do Artesia DES acrescentou, “Ás vezes esmagadora com tanto andamento e se algo não fica bem, temos que ajustar e assim é que se faz um bom grupo para liderar este salão”. Paulo Garcia ficou um pouco em emocionado como tudo correu bem, mas gostou e ficou agradecido pela ajuda de muitas pessoas, à sua direcção pelo apoio que lhe deram.