Câmara do Funchal vai limitar horários de funcionamento dos bares

O novo regulamento relativo aos horários de funcionamento de estabelecimentos e actividades ruidosas do Funchal, que pretende limitar os horários de abertura, vai ser submetido a consulta pública em Janeiro, indicou o presidente do município. “Aquilo que nós queremos com este regulamento é disciplinar um bocadinho mais o horário de funcionamento. Nós queremos que as pessoas residam no centro do Funchal, na zona Velha, temos de compatibilizar com algum comércio de restauração, comidas e bebidas, mas acho que o horário de funcionamento tem de ser readaptado a uma nova realidade”, afirmou Pedro Calado.

Em declarações após a reunião semanal da autarquia, adiantou que “grande parte do documento” está elaborado, prevendo que a consulta pública ocorra no mês de Janeiro. O objetivo é “disciplinar as zonas de esplanadas”, além de reduzir os horários de funcionamento dos estabelecimentos. Pedro Calado não quis adiantar mais pormenores, remetendo para a fase de consulta pública. Na reunião, a Câmara Municipal do Funchal, de coligação PSD/CDS-PP, aprovou igualmente um voto de louvor ao cardeal José Tolentino Mendonça pelo Prémio Pessoa.

Foram também aprovados diversos apoios financeiros, entre os quais 17 mil euros para a Associação de Atletismo, 11 mil euros para a Associação de Barmen da Madeira e 6.000 euros resultantes dos sorteios dos espaços da Noite do Mercado de 2022.