Fernando Pimenta

CANOAGEM: Fernando Pimenta e José Ramalho campeões do mundo

Os canoístas José Ramalho e Fernando Pimenta sagraram-se, domingo, campeões do mundo de K2 maratonas, o sétimo pódio português no evento que terminou domingo em Ponte de Lima.

Na sua primeira competição internacional em K2 – juntos, fizeram somente a selectiva nacional para esta prova -, Ramalho, vice-campeão do mundo em K1, e Pimenta, ouro na ‘short race’, atacaram na última ronda e foram os mais fortes no final dos 29.800 metros de percurso no Rio Lima, impondo-se em 1:58.04, seguidos dos espanhóis Miguel Llorens e Alberto Plaza e dos noruegueses Eivind Vold e Amund Vold.

No final da prova, a dupla lusa, brindada por muitos milhares de pessoas, mergulhou para a água, onde acabou por receber uma bandeira de Portugal de um ‘mergulhador’ improvisado que se juntou à festa.

Fernando Pimenta dedicou os dois títulos mundiais de maratonas conquistados em Ponte de Lima “aos portugueses”, por todo o “apoio e carinho” que sempre lhe dedicaram.

“Estes dias em Ponte de Lima foram incríveis, com milhares e milhares de pessoas num apoio e carinho que nos emocionaram. Estes dois títulos vão para eles”, disse o limiano, que se sagrou campeão mundial na ‘short race’, na quinta-feira, e, domingo, em K2 na distância longa em equipa com José Ramalho.

Os Mundiais de maratonas juntaram em Ponte de Lima 890 canoístas, oriundos de 36 países.