Capela das Babosas destruída em 2010 reabriu na quinta-feira
A capela das Babosas, na freguesia do Monte, que ficou destruída por inundações a 20 de Fevereiro de 2010, foi reconstruída e reabriu as portas na quinta-feira.
A Capela de Nossa Senhora da Conceição, no Largo das Babosas, foi edificada em 1906 e ficou completamente destruída pela força das águas no decorrer da aluvião de 20 de Fevereiro de 2010, que provocou 47 mortos, 600 desalojados e prejuízos materiais avaliados em 1.080 milhões de euros. A imagem da Senhora da Conceição desta capela foi encontrada intacta e foram ainda recuperados outros objectos, como o crucifixo. O projecto de reconstrucção teve início em Julho de 2019. A obra contou também com donativos de várias instituições e particulares.
O programa da inauguração contou com a presença do bispo do Funchal, Nuno Brás, que “estará presente para benzer a nova capela das Babosas” confirmou a diocese do Funchal. Na nota, a diocese salienta que esta “obra para os cristãos reveste uma particular alegria por ser uma capela cuja padroeira é a padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição, mandada construir para assinar o aniversário da proclamação deste dogma católico”.
Também sublinha que se “reveste para todos os madeirenses de um particular significado como sinal de resiliência de todo um povo e de oração por todos os que sofrem, sofreram e morreram no 20 de Fevereiro”. Considera ainda ser “um sinal de esperança para todos. É o regressar da imagem da Imaculada que esteve enterrada na lama e que agora volta para o seu lugar, para a sua capela”.
A diocese do Funchal escreve que este “é um momento para agradecer o contributo do Governo Regional para esta grande obra e agradecer à paróquia do Monte e ao pároco o padre Vítor Baeta Sousa e a todos os que contribuíram para a construção”. A paróquia da localidade anunciou a celebração começa na Igreja do Monte, seguindo-se a “procissão com imagem da Imaculada Conceição e crucifixo da capela até o largo das Babosas”. Do programa consta ainda uma homenagem às vítimas da aluvião de 20 Fevereiro 2010 no adro da capela.