capitão J. carvalho em exclusivo ao luso-americano:

“Conheço a realidade do Ironbound. Quero contribuir para a redução dos níveis de crime e uma melhor qualidade de vida dos residentes”

João Miguel Carvalho é o novo líder da 3ª esquadra de polícia localizada na Market St. na cidade de Newark e substituiu no cargo o capitão A. Costa. O capitão Carvalho foi promovido na semana passada, mas anteriormente já desempenhava, ainda que de forma interina o cargo de capitão.

O capitão João Miguel Carvalho nasceu  no Hospital de Saint James, no Ironbound filho de imigrantes Portugueses naturais de Constantim, Vila Real, e desde sempre teve presentes os valores do trabalho, dedicação e família que o une ao bairro que agora vai servir.

Ainda jovem frequentou a escola da Wilson Ave. e depois o East Side High School, onde terminou a sua formação secundária. Continuou os seus estudos na Universidade Rutgers onde se licenciou em Justiça Criminal. Paralelamente a essa formação foi voluntário do Ironbound Ambulance Squad e paroquiano da Igreja de São Benedito. O capitão Carvalho é casado com uma professora que exerce a sua profissão nas escolas públicas de Newark e tem 3 filhos que o mesmo considera serem a sua força motivadora.

Em 2001 começou a sua carreira no departamento de polícia da cidade de Newark e durante os praticamente 20 anos de serviço desempenhou as suas funções em todos os bairros da cidade quer como agente, sargento, tenente ou capitão.

Ao LUSO-AMERICANO, o capitão Carvalho referiu, “é um prazer enorme voltar a trabalhar  no bairro onde nasci e onde cresci como homem e como pessoas e onde tenho as minhas raízes, este bairro é sinónimo de família, de gente de trabalho e esses são valores que me dizem muito. Trabalhei aqui em 2007 como agente e agora voltar aqui como capitão é um prazer enorme, mas também uma responsabilidade redobrada”.

Para o capitão Carvalho, as relações com a comunidade são a base de sucesso, “temos que ter sólidas relações com residentes, empresários e as dinâmicas do bairro, de modo a que assim possamos ir ao encontro de todas as expectativas, irei organizar reuniões comunitárias de modo a entender e compreender todas as necessidades do bairro que sirvo de modo a que todas as expectativas sejam mantidas e assim possamos  atingir o nosso principal objectivo que é reduzir o crime no bairro. Iremos analisar  toda a informação, e iremos entender as tendências do mesmo de modo a que possamos estar preparados para não sermos surpreendidos e assim possamos ir ao encontro dessas necessidades com uma máxima, os recursos devem ser distribuídos onde realmente fazem falta”.

O capitão Carvalho nasceu no seio de uma família de imigrantes e como tal falou-nos de outro objectivo que considera mesmo pessoal, “entendo as dinâmicas de famílias de imigrantes e sei as hesitações que muitas vezes nos assolam, quando enfrentamos dificuldades, conhecendo essa realidade quero ser a voz da comunidade e para isso temos que contar com agentes que se identificam com a comunidade e que são parte integrante dessa mesma comunidade, só assim poderemos resolver problemas da comunidade, melhorar os indícios de crime e fortalecer os laços de união e confiança entre o departamento e a comunidade que servimos”.

Outra área que o capitão Carvalho considera bastante importante é o relacionado com qualidade de vida, “nada pode ser feito isolado e temos que trabalhar em equipa por isso é fundamental desenvolver parcerias com organizações da cidade  como o departamento de  saúde, de sanidade e outros de modo a corresponder a todas as expectativas dos residentes e assim melhorar a qualidade de vida daqueles que são a essência deste bairro, as suas pessoas”.

A realidade do Covid-19 não deixa de ser uma preocupação e o capitão João Carvalho refere, “esta pandemia alterou muitas coisas mas a liderança deste departamento exemplifica os valores em que o nosso director Anthony Ambrose acredita e que passam  por proteger e salvaguardar a segurança dos nossos residentes, essa é uma prioridade da qual não abrimos mãos, iremos continuar a nossa acção distribuindo máscaras, ajudando nas logísticas do centro de testes no bairro e mantendo sempre um olho no crime”.

No final o capitão Carvalho referiu, “o bairro leste e o Ironbound é um bairro especial, conheço este bairro onde cresci e com o meu trabalho estou determinado a influenciar também positivamente todos aqueles que comigo trabalham para juntos podermos fazer uma bairro vibrante, onde os seus residentes como parte de uma comunidade desempenham um papel fundamental, tenho muito orgulho no nosso trabalho continuo, dia após dia e acredito que todas as forças deste bairro e desta cidade irão trabalhar de modo a que possamos em conjunto  ter um melhor bairro e assim ir ao encontro dos objectivos de todos os que aqui vivem e trabalham”.

Determinado e com ideias bem definidas o capitão Carvalho é um homem da comunidade determinado a servir a sua comunidade e já foi possível ver o mesmo a percorrer as principais artérias do bairro a conversar  com residentes e a inteirar-se de uma realidade que conhece, mas que está determinado a melhorar sempre com o crime e a qualidade de vida no seu radar.