Capturado o chefe de máfia italiana em fuga desde a década de 1990
O italiano Rocco Morabito, acusado de ser o chefe da ‘Ndrangheta, a máfia italiana da Calábria, foi capturado na cidade de João Pessoa, no Brasil.
Segundo uma nota da Polícia Federal do Brasil, a detenção de Morabito “foi fruto de uma operação conjunta” realizada pelas autoridades dos dois países e que cumpriu um mandado para fins de extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal.
Outro cidadão italiano também foi capturado na mesma operação e, segundo a Polícia brasileira, também deverá ser extraditado.
A Polícia Federal frisou que há registos da actuação de Rocco Morabito com a organização do tráfico de droga entre Brasil e a Europa desde a década de 1990. O chefe da ‘Ndrangheta – considerada uma das maiores e mais poderosas organizações criminosas do mundo – foi acusado de transportar e vender drogas em Itália, mais precisamente de ter tentado importar do Brasil 592 quilos de cocaína em 1992 e 630 quilos da mesma droga em 1993.
Operações mais recentes da Polícia Federal brasileira também indicaram a relação das actividades da ‘Ndrangheta com organizações criminosas brasileiras.