Caravana de carros em tons de rosa percorreu o Ironbound, no apoio aos residentes que lutam contra o cancro.

Outubro é um mês sempre associado à problemática do cancro. Devido a esta pandemia que teima em mudar a nossa forma de ser e de estar, este ano muitos dos eventos associados a essa causa não se estão a realizar.

Contudo em Newark, e muito devido à resiliência e capacidade de decisão da terceira esquadra e de um dos seus mais distintos membros, o detective Michael Silva, realizou-se no passado domingo um evento diferente, mas onde o significado da palavra amizade e luta contra uma causa que nos afecta a todos esteve sempre presente.

Foi um domingo de emoções. Membros da terceira esquadra percorreram o Ironbound e entregaram rosas a familiares de vítimas da terrível doença, e também a sobreviventes, numa caravana sentida, que encheu o coração de todos os que nela participaram e de todos aqueles que nessa acção ganharam também alento para mais uma etapa na sua luta.

Michael Silva referiu, “o mês de Outubro é sempre para mim um mês de muitas emoções, sou um sobrevivente da doença e não posso deixar de me dissociar dessa problemática que afecta milhares de pessoas, no mundo, na nossa comunidade. Este ano devido à pandemia tivemos que ser inovadores e assim resolvemos celebrar em tons de rosa de modo diferente mas sempre com o mesmo significado, com a mesma força interior que nos faz acreditar numa causa, e percorremos o nosso bairro e entregámos a cada família que sofreu ou sofre com a realidade da doença, uma rosa que significa a esperança que todos temos para ultrapassar esta terrível doença. Quero agradecer a todos os membros do nosso departamento que se associaram ao movimento “Cop for a Cure”, a todos os voluntários e a todas as famílias e sobreviventes desta terrível doença, sem esquecer o International Florist e o Manny Pimentel por se associarem a esta iniciativa.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama. Um pouco por todo o mundo, durante este mês, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

Em Newark e no Ironbound, os tons de rosa marcaram mais um dia, mais uma jornada na luta contra um inimigo quantas vezes imprevisível e impactante.