Cartaz oficial do Mundial 2022 no Qatar criado por uma mulher
O cartaz oficial, visível no portão D18 do Aeroporto Internacional de Hamad, é uma foto a preto e branco que representa uma mão a levantar a “ghoutra”, como um sinal de celebração, um gesto comum na região do Golfo, onde irá decorrer o Mundial 2022.
Acima da mão está uma bola de futebol com as cores da bandeira do Qatar, e as palavras “2022” e “Hayya” (“Vamos lá”) escritas com caligrafia árabe. Hayya é também o nome do cartão destinado aos visi- tantes, que será usado como visto, ingresso para os jogos e passe gratuito para transporte.
A imagem é da autoria da artista do Qatar, Bouthayna Al Muftah. Pela primeira vez, um cartaz oficial do Mundial foi criado por uma mulher, que se inspirou na cultura do Qatar para criar a sua obra de arte. Optou pelo domínio do preto e branco, exibindo os adereços tradicionais masculinos, a “gutra” e o “agal”, o lenço e a corda usados pelos árabes para cobrir a cabeça, e que são lançados ao ar pelo adeptos quando celebram um golo. De acordo com o Comité Organizador da edição 2022, Bouthayna Al Muftah é conhecida pela sua estética monocromática, em destaque na série de sete pôsteres feitos para o Mundial, e que mostram outras imagens de interacção entre jogador e bola. A imagem do cartaz foi feita toda a preto e branco, com excepção para a cor de vinho, a lembrar a bandeira do Qatar, na bola de futebol.
“A minha principal inspiração foi o conceito de memória colectiva. A maior parte do meu trabalho está focado em experiências passadas, memórias, relacionando-as com o presente. Quis que os meus cartazes seguissem essa linha e contassem a história da cultura do futebol no Qatar”, declarou a artista.
Já o director de marketing da FIFA, Jean-François Pathy, considerou que o cartaz oficial do Mundial de 2022 é um reflexo do “património artístico e futebolístico do Qatar”. “Estamos muito orgulhosos dessa série de belas imagens que retratam a paixão do Qatar pelo futebol e lançam a luz sobre uma talentosa artista local”, acrescentou.