Casa Branca alerta que pode ficar sem recursos para continuar a fornecer ajuda militar à Ucrânia

Os Estados Unidos poderão ficar sem recursos para apoiar militarmente a Ucrânia se o Congresso não votar em um novo financiamento até ao final do ano, alertou Shalanda Young, directora do orçamento da Casa Branca, numa carta dirigida ao líder da Câmara de Deputados, citada pela agência France-Presse.

“Não há financiamento mágico disponível para enfrentar a emergência. Estamos a ficar com pouco dinheiro e em breve sem tempo”, afirmou Shalanda Young.

Em causa está um envelope extraordinário de mais de 100 mil milhões de dólares solicitado pelo Presidente ao Congresso, a 20 de Outubro, com o objectivo de responder às grandes emergências do momento, nomeadamente ajudar Israel e a Ucrânia, enfrentar a China e responder à chegada de migrantes na fronteira sul do país.

As entregas de ajuda militar já diminuíram no entanto, “cortar o envio de armas e equipamentos norte-americanos destruiria o esforço de guerra da Ucrânia”, colocando em perigo os avanços feitos por esta e aumentando a possibilidade de vitórias russas, como acrescentou Young na sua intervenção.