Casa Branca confirma que russos obtiveram uma “perturbadora” e inovadora arma anti-satélite
O porta-voz do Conselho de Segurança nacional, John Kirby, indicou que responsáveis dos serviços de informação norte-americanos confirmaram que a Rússia obteve a capacidade de garantir uma nova arma, que ainda não está operacional.
Os responsáveis estão a analisar as características desta tecnologia emergente e mantiveram contactos com aliados e parceiros sobre o tema.
“Primeiro, não se trata de uma capacidade activa que tenha sido utilizada, e apesar de ser perturbador o facto de a Rússia manter esta particular capacidade, de momento não existe qualquer ameaça para a segurança, disse Kirby.
“Não estamos a referir-nos a uma arma que possa ser utilizada para atacar seres humanos ou provocar destruição física na terra”, adiantou a mesma fonte, escusando-se a comentar se em causa está a capacidade nuclear.
Kirby indicou que a nova capacidade é baseada no espaço, o que violaria o Tratado Internacional do Espaço Exterior, assinado por mais de 130 países, incluindo a Rússia.
A Casa Branca confirmou estas alegações após um alerta emitido pelo republicano Mike Turner, presidente do Comité de Informações do Senado, que exortou a administração do presidente Joe Biden a desclassificar informações sobre o que defi- niu como série ameaça à segurança nacional.