Celebração do Divino Espírito Santo em St. Petersburg, FL

O Divino Espírito Santo esteve soprando pela Flórida onde festas em Seu louvor foram celebradas em várias comunidades, terminando no domingo de Pentecostes. Tendo iniciado em 2007 em St. Petersburg e Port Richey, a sua história relativamente recente em comparação ao nordeste dos Estados Unidos e à Califórnia, de elevada concentração açoreana, a tradição na Florida estende-se a todas as comunidades Portuguesas ativas. Enquanto se perdeu o conhecimento empírico desta tradição por inactividade em Alenquer no século XX, aquando da elevada taxa emigração em Portugal, esta terá sido caracterizada de tradição açoreana. O recomeço vigoroso das festas

em 2007, com liderança e apoio da Câmara Municipal de Alenquer, tem contribuído para o reconhecimento das suas origens estarem ligadas às obras da Rainha Santa Izabel no século XIII, confirmando uma tradição Católica Portuguesa baseada na caridade e fé na terceira pessoa da Santíssima Trindade, na era imperial do Espírito Santo.

E assim a comunidade portuguesa do sudoeste da Flórida arrancou a série das festas de 2023 a 18 março, pelos mordomos Tony e Helen Torres. Seguiu-se a de St. Petersburg no dia 23 de Abril, pelos Mordomos João e Fátima Teixeira. West Palm Beach no dia 30 de Abril pelos mordo- mos Carlos e Goretti Andrade. Port Richey celebrou a sua festa a 7 de Maio liderada pelo mordomo Nancy Raposo. No dia 28 de Maio, António e Natália Santos presidiram a festa em Palm Coast enquanto José e Maria Leal presidiram a festa em Port St. Lucie. É de notar que, em contraste à nova Inglaterra, a vasta distância não impede as comunidades na Flórida de se deslocarem à comunidade festiva para celebrarem com reverência esta linda tradição antiga.

Para dar continuidade, as datas para 2024 já estão assinaladas: 7 de Abril em West Palm Beach pela mordomo Lucy Tavares; 13 de Abril em Southwest Florida pelos mordomos Tony e Helen Torres; 28 de Abril em St. Petersburg pelos mordomos Ermelindo e Ana Paula Andrade; 5 de Maio em Port Richey pelo imperador José Cabral; 19 de Maio em Port St. Lucie pelos mordomos Leo e Dolores Bettencourt; e 26 de Maio em Palm Coast pelo mordomo Manuel Gualarte.