Centenário de Amália Rodrigues assinalado em Newark com inauguração de painel no coração do Ironbound

A grande Amália Rodrigues já está imortalizada no coração da mais emblemáticas áreas de Newark, o Ironbound, a zona dos portugueses pela qual a grande voz do fado tinha grande apreço.

 O centenário de Amália Rodrigues foi assim celebrado com a inauguração de um painel de azulejos da autoria do artista Fernando Silva que foi colocado no também emblemático prédio da Portugália Sales na esquina da Jefferson St. a rua da Igreja portuguesa com a Ferry St.

No evento de inauguração esteve presente a secretária de estado das comunidades Berta Nunes, o cônsul Pedro Monteiro, o vereador Augusto Amador. Manny Lopes do IBID, O artista Fernando Silva e também os proprietários do Portugália Sales.

O cônsul Pedro Monteiro referiu a importância da obra, já que Amália tinha muito apreço pela comunidade e este trabalho vai perdurar o legado dos portugueses numa área em transformação.

 Fernando Silva explicou a forma como o painel de azulejos foi trabalhado, de modo a que a obra perdure ao longo dos tempos e seja também  uma referência para as gerações vindouras.

Berta Nunes referiu o significado de celebrar Amália como referência portuguesa numa zona que a artista muito apreciava.

A realização deste painel contou com a colaboração entre o consulado, o Camões e várias empresas locais que tornaram possível a realização deste projecto.