CENTENÁRIO: DESCERRADA PLACA DE RUA ‘PISC PLACE’ EM ELIZABETH, NJ

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

A comunidade luso-americana de Elizabeth, no estado de New Jersey, viveu sábado, 20, um dia histórico. Em colaboração com a câmara municipal, e para assinalar a chegada do PISC (Portuguese Instructive Social Club) ao seu Centenário, fez-se a cerimónia do descerramento e inauguração da placa de rua ‘PISC Place’, junto à movimentada auto-estrada 1&9 S – que agora faz menção à importante efeméride.

O evento reuniu dezenas de pessoas, entre elas o ‘mayor’ Chris Bollwage, o cônsul-geral de Portugal em Newark, NJ, Pedro Monteiro, o comissário do condado de Union Sérgio Granados, o vereador-geral Manny Grova e a membro do Comité Escolar Maria Carvalho.

“A colocação desta placa, para mim, significa um grande orgulho”, afirma o presidente da direcção do PISC, Fernando Albuquerque, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “O clube está aqui há um século e representa um marco importante na cidade de Elizabeth e para toda a comunidade; esta placa na rua onde está a sede social do PISC é o reafirmar da contribuição que há muito damos para tornar mais próspera a cidade.”

Aos muitos membros dos corpos gerentes do PISC e das suas muitas infra-estruturas, sócios e membros da comunidade em geral, também se juntaram representantes dos dois outros clubes portugueses do ‘Estado Jardim’ que se preparam para comemorar o Centenário: Jack Costa, vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Club Português, e Carlos Rei, presidente da direcção do Portuguese Sporting Club de Perth Amboy.

“Este evento de hoje, assim como todas as comemorações do Centenário, têm uma profunda importância porque demonstram a longevidade da presença portuguesa em Elizabeth”, nota o vereador-geral Manny Grova Jr., falando ao LA. “Uma presença, diga-se, que hoje já vai na terceira geração, todas elas orgulhosas daquilo que os pioneiros foram capazes de edificar. Como vereador, tenho muita honra em poder representar a nossa comunidade da melhor forma e de saber que somos parte da fibra que compõe Elizabeth.”

A seguir ao descerrar da placa, e após intervenções de alguns convidados de honra e do presidente do PISC, a mestre-de-cerimónias Jennifer Costa convidou os presentes a visitarem o Museu da Herança Portuguesa e a exposição ‘Somos todos parte desta história’, organizada pela Escola ‘Amadeu Correia’.

Mencione-se que a cerimónia contou com a participação de membros do Rancho Folclórico ‘Portugal Canta e Dança’ e do grupo de escoteiros local; a interpretação dos hinos esteve a cargo de Diana Mendes e Jen Ramalho.