CERA NOS OUVIDOS: As mudanças a que se deve estar atento
Os ouvidos são uma parte muito sensível do corpo que precisa de ser bem tratada – por exemplo, não deve usar cotonetes para os limpar – além disto, a cera que é produzida pode ser um indicador de saúde, por isso, é necessário estar atento às suas mudanças.
Primeiro é necessário realçar que a cera nos ouvidos não é nada prejudicial, muito pelo contrário, é uma parte vital no funcionamento dos ouvidos, o que significa que só deve mesmo ser limpa quando está em excesso.
O ‘Huffpost’ consultou vários médicos e especialistas para esclarecer que mudanças na cera têm mais importância.
Algumas variações na cor são normais e é importante saber que a cera saudável não é igual para toda a gente.
A cera normal pode variar entre tons de castanho claro e escura e ir até uma cor semelhante ao preto.
Também pode ter muitas texturas e pode estar mais macia ou mole – nenhuma destas características é sinal de um problema.
Só deve ficar alarmado se a cera do ouvido começar a parecer pus ou se transformar num líquido amarelo ou verde – aspecto que pode ser sinal de infecção.
Além disto, sempre que encontrar sangue no canal do ouvido ou na cera, é importante que vá ao médico para entender o que causou essa mudança.
Os especialistas também recomendam que sempre que sentir dor ou desconforto no ouvido deve marcar uma consulta com o seu médico, nestes casos a dor pode, ou não, estar associada a uma mudança na cera.
Se sentir que tem o ouvido “entupido” com cera também deve ir ao médico porque o mais provável é que a sensação não esteja a ser provocada pela cera.
Pode tratar-se de um sinal de um problema grave – normalmente é um sintoma reportado por pessoas que perdem a audição devido a algum dano no nervo.