CERIMÓNIA OFICIAL DO IÇAR DA BANDEIRA NO CONDADO DE UNION, NJ A 10 DE JUNHO (E ABERTA AO PÚBLICO)

O Condado de Union, no estado norte-americano de New Jersey, vai promover dia 10 de Junho, a uma quinta-feira, a cerimónia do içar da bandeira de Portugal. O evento, a ter lugar no edifício do tribunal (Union County Court House), no 2 da Broad Street, em Elizabeth, terá início às 4:00 horas da tarde.

A cerimónia, aberta ao público, realiza-se apenas pelo segundo ano a este nível oficial no Condado de Union; a primeira cerimónia aconteceu em 2019. No ano seguinte, devido à situação de pandemia, não se iria realizar

A cerimónia, aberta ao público, realiza-se apenas pelo segundo ano a este nível oficial no Condado de Union; a primeira cerimónia aconteceu em 2019. No ano seguinte, devido à situação de pandemia, não se iria realizar.

O içar da bandeira servirá para marcar a passagem do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O evento é uma parceria entre o Condado de Union e o PALCUS (Portuguese-American Leadership Council of the United States).

Na cerimónia de 2019, que decorreu num espaço interior: ‘Freeholder’ Sérgio Granados, Katherine Soares (vice-presidente do PALCUS), advogada Anabela da Cruz-Melo e o cônsul-geral Pedro Monteiro

Com comunidades dinâmicas e de peso em Elizabeth e Union, o condado albergará cerca de 18 mil moradores de origem lusa, de acordo com o comissário Alexander Mirabella, citado num comunicado de imprensa enviado à redacção do jornal LUSO-AMERICANO.

“O nosso Condado faz-se mais forte e beneficia da diversidade e inclusão de que fazem parte os portugueses”, afirma o comissário luso-descendente Sérgio Granados. “O içar da bandeira é uma cerimónia que juntará a comunidade portuguesa numa altura em que estamos, lenta, paulatinamente e de forma segura, a regressar às nossas tradições e comemorações anuais, através das quais demonstramos o nosso trabalho árduo, orgulho e unidade.”

Margareth de Jesus deu voz ao hino dos EUA na 1.ª cerimónia do hastear da bandeira de Portugal no condado de Union, estado de New Jersey

Para além das intervenções de algumas entidades presentes, também se vão entoar os hinos de Portugal e dos EUA.

Katherine Soares, vice-presidente do PALCUS, sublinha a importância de a organização se associar a estes festejos como forma de dar voz aos cerca de 1,3 milhões de portugueses residentes nos EUA.