CERVEJA ‘QUINAS’. MARCA PORTUGUESA APOSTA NO MERCADO ÉTNICO A PENSAR TAMBÉM NO CONSUMIDOR NORTE-AMERICANO

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

As prateleiras dos supermercados e mercearias das comunidades portuguesas nos Estados Unidos contam agora com mais uma marca nacional de cerveja. E muitas outras – de refrigerantes, águas, licores e afins, poder-se-ão juntar breve. Tudo porque a ‘Domus Capital SA’ resolveu apostar em força no mercado norte-americano e nas suas inesgotáveis potencialidades.

“O grupo decidiu, tendo em conta a grandeza do mercado americano e também a ligação à comunidade portuguesa e de descendentes, apostar nele e evoluir em diversas vertentes”, afirma o representante da empresa, Ricardo Marinho, recentemente colocado nos EUA, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “Não nos queremos, contudo, tornar em só mais uma marca portuguesa que esteja cá. Queremos marcar a diferença e ser a opção de qualidade.”

A ‘Domus Capital’ resolveu em 2018 renovar a sua actividade principal “e tornar-se impulsionadora e detentora de inúmeras marcas portuguesas, nomeadamente nos produtos alimentares e bebidas”, acrescenta Marinho.

É com a cerveja ‘Quinas’ que o grupo pretende fazer a primeira grande incursão no mercado norte-americano. “É a única marca que exportamos para cá no momento”, nota Ricardo Marinho. “Desde há dois anos que o fazemos; tem sido uma caminhada gradual. Vou permanecer cá um ano para poder não só impulsionar as vendas e a presença da ‘Quinas’ a nível comercial, mas igualmente tratar do aspecto de marketing e promoção em sintonia com a restante equipa do grupo.”

A seguir à ‘Quinas’, poderão vir o refrigerante ‘Sumovite’ (em diferentes sabores), a ‘Pure Aqua’ e as várias outras marcas do grupo, garante Marinho.

A ‘Domus Capital’, contudo, não se quer ficar pelo ‘mercado da saudade’. As comunidades, sublinha Ricardo Marinho, “são a porta de entrada no mercado americano. Temos a ambição de chegar ao mercado não-étnico, mas para tal há que ultrapassar o patamar do consumidor português.”

O representante do grupo faz questão de lembrar que, “neste momento, somos a única marca de cerveja realmente portuguesa nos EUA. E não há nada como a ‘Quinas’, uma Selecção das Quinas… A nossa própria comunicação e tudo o que envolve a marca deixa transparecer portugalidade, ou seja, uma rápida aproximação do português, esteja ele em que parte do mundo estiver.”

Sobre o paladar da cerveja, diz: “É muito mais do agrado de uma lager internacional, ou seja, mais próximo do consumidor internacional. Somos uma cerveja com teor alcoólico um bocadinho mais baixo e de corpo mais leve.”

A seguir à ‘Quinas’, poderão vir o refrigerante ‘Sumovite’ (em diferentes sabores), a ‘Pure Aqua’ e as várias outras marcas do grupo, garante Marinho

A ‘Quinas’ está já em alguns pontos de venda em New Jersey (sobretudo Newark, Elizabeth e Jersey City), Connecticut, Massachusetts, Rhode Island e Califórnia. “Há bastante potencial para crescer na Flórida e Nova Iorque”, refere. “Vamos cultivando aos poucos outros estados, acrescentando novas bandeiras ao longo do país.”

Ricardo Marinho nasceu no Porto e formou-se em gestão de marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing; juntou-se ao grupo ‘Domus Capital’ há dois anos e é agora o seu ‘brand manager’ nos EUA. “Gosto muito de desafios e isto é uma óptima oportunidade de início de carreira”, observa.

Quanto à ‘Quinas’, “vamos aproveitar esta saída aos poucos da pandemia para crescer aqui neste mercado de tantas oportunidades.”

O grupo também procura parceiros de distribuição em estados norte-americanos podendo os interessados entrar em contacto com Ricardo Marinho através do número de telefone (786) 642-7737 ou via email pelo seguinte endereço: ricardomarinho@cervejaquinas.com.