Cheques de estímulo já começaram a ser enviados

Após meses de negociações, o presidente republicano Donald Trump sancionou um pacote de alívio da pandemia no valor de US $908 biliões que fornecerá cheques de estímulo de US$600 a todos os cidadãos dos Estados Unidos que ganham até US $75.000 por ano, quando chegou a ser aventada a hipótese de cheques de $2.000.

A aprovação do projecto de lei ocorre nove meses depois que o primeiro pacote de estímulo, o CARES Act, que foi sancionado em 27 de Março, quando a pandemia da COVID-19 começou a espalhar-se pelo país afectando a economia do país. Foram emitidos cheques no valor de US $1.200 para milhões de norte-americanos.

“O novo projecto de lei é uma boa notícia muito necessária, ainda que curta para fazer face às necessidades da maioria da população. Sobretudo os que perderam os seus empregos.

“Mais de 150 milhões de norte-americanos que beneficiaram do pacote anterior vão receber o seu segundo cheque deste novo pacote de estímulo”.

Além de fornecer pagamentos directos aos cidadãos, o pacote bipartidário, que foi anexado à conta de despesas gerais de final do ano, também ampliará os benefícios para auxílio-desemprego e dará centenas de biliões de dólares em ajuda a pequenas empresas e instalações de saúde e escolas.

Trump, pressionou o Congresso para aumentar os pagamentos de US $ 600 para US $ 2.000. Poucos dias antes de dar seu selo de aprovação ao mais recente projeto de estímulo, o presidente chamou a legislação de uma pequena “desgraça”.

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, não deu nenhuma indicação de que a Câmara Alta do Congresso assumirá a questão do aumento.

Os novos cheques de estímulo estão a ser enviados esta semana, de acordo com um funcionário do governo Trump, embora o cronograma possa mudar. Especialistas estimam que levaria pelo menos duas semanas para o Departamento do Tesouro dos EUA enviar os pagamentos