Christie à frente de Rand Paul e Jeb Bush na preferência republicana em New Hampshire
As hipóteses presidenciais de Chris Christie Perspectivas já brilham no estado de New Hamphsire, considerado crítico para as Presenciais de 2016.
Contudo, a história poderá ser diferente se Mitt Romney entrar na corrida.
Uma sondagem levada a cabo a semana passada pelo WMUR Granite State Poll , os residentes em New Hampshire – onde se realiza a primeira eleição primária presidencial do país – mostra Christie à frente de todos os candidatos possíveis para a nomeação republicana para presidente em 2016.
Christie surge com 19 por cento dos votos, seguido do senador Rand Paul EUA de Kentucky (14 por cento) e do ex-governador da Flórida Jeb Bush (11) e ainda de Marco Rubio da Flórida e do Governador de Louisiana Bobby Jindal, todos com 5%.
Na cauda encontram-se o senador Ted Cruz do Texas com 3%, o Gov. Rick Perry com 2% e o senador Rob Portman, de Ohio cada um com 1 ponto.
A meses das primárias do Partido Republicano nenhum candidato declarou oficialmente se era ou não candidato e tudo parece estar em aberto.
Na sondagem agora publicada Christie – cuja administração tem sido assolada por várias investigações – incluindo o escândalo de George Washington Bridge – é saltar para trás em New Hampshire. Os 19% de New Hampshire é maior do que uma outra sondagem registada em Abril, logo após a controvérsia da ponte.
Christie, presidente da Associação dos Governadores republicanos, visitou New Hampshire numa viagem de angariação de fundos para o Partido Republicano, devendo regressar àquele estado com os mesmos objectivos no próximo dia 31 de Julho. Ainda assim, os residentes no estado parecem preferir Romney. O ex-governador de Massachusetts, que perdeu a eleição presidencial de 2012 para Barack Obama, tem dito repetidamente que não tem planos de se candidatar em 2016. Mas se o fizesse, Romney levariaa melhor sobre Christie numa margem de 39-7 por cento, de acordo com a pesquisa agora divulgada.
No lado democrata, Hillary Clinton continua favorita Clinton – a ex-primeira-dama, e senadora dos Estados Unidos por New York e ex-secretária de Estado – está na frente da preferência popular com 59% de vantagem.
N distante segundo lugar encontra-se o vice-presidente Joe Biden com 14 por cento, seguido por da Sen. Elizabeth Warren de Massachusetts (8 por cento).
Mas ainda estamos longe das eleições e das decisões dos chamados elegíveis que, por ainda ser cedo não se chegaram à frente.
Há que reunir consensos políticos e financeiros, estebeleer metas e programas e imaginar se existem ou não possibilidades de virótia. Os contribuintes, por sua vez, é que vão decidir em que cavalo vão apostar.