Cidade de Newark aprova construção de complexo de apartamentos acessível a pessoas idosas

A cidade de Newark aprovou no passado fim de Outubro a construção de um complexo habitacional de 79 apartamentos para pessoas maiores de 62 anos com um preço de aluguer acessível e mais baixo que a média do mercado.


O projecto foi proposto por Hayward Eden Housing, uma organização sem fins lucrativos, que investe na área da habitação e o complexo vai-se localizar no 37660 da Timber Street, no lugar onde actualmente existe um edifício antigo industrial construído nos anos 60.


A finalidade do projecto é proporcionar aos moradores com mais de 62 anos a oportunidade de envelhecerem num local agradável, com comodidade e conforto e de acordo com os seus rendimentos.
A cidade de Newark já contribuiu até agora com o valor de $8.2 milhões de dólares para organização Eden e para tal teve ainda de reclassificar a zona que era de média densidade em termos de habitação para alta, no sentido de tornar o projecto financeiramente possível.


Muitos reajustes têm sido feitos, de modo a tornar este projecto uma realidade, pois de acordo com os oficiais da cidade a necessidade de casas acessíveis é um grande mal na cidade de Newark, especialmente para pessoas mais idosas. Contudo, muitos detalhes estão a ser ainda definidos, o que vai ditar quem realmente pode vir a habitar no complexo.
O complexo vai ter apenas 65 espaços de estacionamento, devido ao facto de se tentar adequar o projecto às características duma área de alta densidade habitacional.


A ideia é conceder os apartamentos a pessoas que ganhem pelo menos 80% da média de rendimentos nesta área do país, que por um casal pode ser cerca de $88.000 dólares por ano.
Os promotores do projecto querem manter a máxima acessibilidade possível para que possam arrecadar fundos de fontes locais, estatais, federais e mesmo privados.


O total do projecto está estimado em $50 milhões de dólares e a cidade já disponibilizou através do fundo para casas acessíveis mais $2.77 milhões de dólares, para além de outros fundos recebidos no valor de $5.4 milhões.


Os oficiais da cidade querem chegar a acordo com os promotores do projecto para que boa percentagem dos apartamentos sejam acessíveis a pessoas de rendimento muito baixo, pelo menos 6%, de rendimento baixo cerca de 3% e igualmente 3% para os de rendimento moderado.
A ideia é manter o maior número possível de apartamentos abaixo dos 80% da média de rendimentos nesta área de residência, para que mais pessoas tenham assim acesso aos apartamentos.


O projecto quer beneficiar Newark e seus moradores, principalmente seniores com 62 anos ou mais, o que para alguns oficiais não é algo negociável, pois a situação actual aponta que muita gente estabelece-se fora de Newark precisamente por não haver opções.
Espera-se iniciar a construção em 2022, e a estimativa é que fique pronta em 18 meses, máximo 2 anos.