Cinema mais antigo do mundo resistiu à Grande Depressão à Netflix. Mas a pandemia pode fechá-lo

O State Theatre, situado na cidade rural de Washington, no estado de Iowa, está a atravessar uma grave crise e os seus donos não colocam de parte a possibilidade de encerrar.

O State Theatre, reconhecido pelo Guinness como o cinema mais antigo do mundo (foi inaugurado em 1897), sobreviveu à Grande Depressão da década de 1930 e até à chegada da Netflix. Mas está em risco de fechar as portas devido à crise económica gerada pela pandemia de covid-19.

A cidade de Washington, no Estado de Iowa, localizada numa zona rural, até nem é das localidades norte-americanas com mais casos de covid-19 registados – com apenas 7000 habitantes teve apenas 11 mortes. Mas não foi poupada aos efeitos económicos do novo coronavírus.

O cinema State Theatre, inaugurado em 1897 e reconhecido oficialmente em 2016 pelo livro Guinness dos Recordes como o cinema mais antigo do mundo a funcionar em permanência, não fugiu à crise que afecta o sector cinematográfico – da produção de filmes às salas de cinema. E pode agora seguir o exemplo de outra famosa sala de cinema, que recentemente anunciou que ia fechar temporariamente as suas salas nos Estados Unidos depois da estreia do novo filme de James Bond ter sido adiada.