‘CLÁSSICO’ EM ALVALADE: ‘Dragões’ e ‘leões’ em grande forma

O Sporting chega ao clássico de sábado com FC Porto após uma entrada em ‘grande’ na I Liga de futebol, com duas goleadas, boas exibições e com as suas principais figuras, incluindo o sueco Gyökeres, em grande forma.

14 golos marcados e dois sofridos demonstram um arranque de época ‘demolidor’ da equipa de Rúben Amorim nas primeiras três rondas do campeonato, depois da derrota por 4-3 (após prolongamento) com os ‘dragões’, na Supertaça, numa partida em que os ‘leões’ ficaram bem ‘feridos’, após desperdiçarem uma vantagem de três golos.

Foi uma derrota que prometia deixar marcas na formação de Alvalade, mas o Sporting arrancou o campeonato com um triunfo caseiro sobre o Rio Ave (3-1), seguindo-se goleadas fora de portas com o Nacional da Madeira (6-1) e o Farense (5-0).

Mesmo com problemas físicos durante a pré-temporada, Gyökeres, a grande figura do Sporting e I Liga na última temporada, entrou com toda a força, registando já seis golos e uma assistência num curto espaço de tempo do campeonato.

Por sua vez, o FC Porto irá testar a defesa inviolável.

Sem qualquer golo sofrido em três encontros no campeonato, ao contrário dos ‘leões’, que têm dois, a equipa comandada por Vítor Bruno, segunda posicionada com os mesmos nove pontos do líder, terá pela frente o primeiro grande teste à melhor defesa da prova, juntamente com o Famalicão (terceiro posicionado), que tem, igualmente, nove pontos.

Para o novo técnico Vítor Bruno, que deixou as funções de adjunto para suceder a Sérgio Conceição no cargo, será o primeiro ‘clássico’ como treinador principal na I Liga, na qual poderá promover algumas estreias, mais concretamente o sueco Denis Gül e o espanhol Samu Omorodion, dois avançados de 20 anos contratados ao Hammarby, da Suécia, e Atlético de Madrid, de Espanha, respectivamente.

O médio português Fábio Vieira, que consumou o regresso ao Dragão na terça-feira, por empréstimo do Arsenal, também pode ser opção.

Ainda assim, o ‘onze’ a apresentar na capital lisboeta deverá ser idêntico, ou mesmo igual, àquele apresentado no triunfo ante os vila-condenses, com Diogo Costa na baliza, atrás de um quarteto defensivo formado por Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio e Galeno, que tem actuado como lateral esquerdo.