CLUBE PORTUGUÊS DE ELIZABETH, NJ VAI CHEGAR AOS 100 ANOS COM EMIGRANTE VISEENSE NA PRESIDÊNCIA
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
Quando, a 19 de Março de 2022, o Portuguese Instructive Social Club (PISC) da cidade norte-americana de Elizabeth, em New Jersey, chegar aos 100 anos de existência, terá como presidente o viseense Fernando Albuquerque, de 44 anos de idade. O emigrante de Carregal do Sal verá então o seu nome inscrito nos anais da história da agremiação como o seu 51.º presidente da direcção.
“A minha trajectória comunitária, na verdade, começa na Associação de Desportos de Elizabeth, com sede na zona do porto da cidade”, afirma Fernando Albuquerque, em entrevista ao jornal LUSO-AMERICANO. “Tornei-me sócio do PISC em 1999, altura em que começo a frequentá-lo mais amiúde. Acabei por receber uma oferta do anterior presidente, José Carlos Brito, para assumir a vice-presidência e em 2019 fui eleito presidente.”
A caminho do quarto (e histórico) mandato, Fernando Albuquerque – que teve a gestão do PISC durante o conturbado período da COVID, lembra que a associação teve de encerrar de Março a Setembro de 2020, “tendo-nos valido o facto de estarmos em situação monetária estável, o que constituiu uma almofada financeira importante para aguentar o barco.”
Albuquerque reconhece que o PISC é um clube de grande porte, “com muitas despesas inerentes ao seu funcionamento, mesmo sabendo-se que gozamos de estatuto de entidade sem fins lucrativos. É tudo muito dispendioso.”
Com cerca de 2 a 3 mil associados activos, dos 6 mil que regista, das suas infra-estruturas fazem parte a Escola ‘Amadeu Correia’, que no ano lectivo de 2019/20 viu subir o número de alunos de 40 para 75 e o Rancho Folclórico ‘Danças e Cantares de Portugal’. A zona junto ao bar acomoda 250 pessoas e o salão nobre outras 380.
Com área total a rondar os 4 hectares, incluindo um espaçoso parque de estacionamento, o espólio do PISC pode estar avaliado em cerca de 25 milhões de dólares, se fosse a praça pública.
Fernando Albuquerque explica com palavras – e emoções – o que representa para si fazer parte da vida associativa. “Primeiro que tudo, demonstra o orgulho que tenho em ser português, apesar de reconhecer não ser fácil conjugar a vida profissional e familiar com as responsabilidades de presidente – seja do PISC ou de qualquer outro clube”, afirma. “São sempre muito horas de voluntariado, há que ter muito amor pelo que fazemos, pelo manutenção da nossa cultura e pela nossa gente.”
O presidente também está ciente do exemplo que simboliza a sua entrega à comunidade. “Tenho dois filhos pequenos e muitas vezes, em vez de estar em casa e fazer parte do seu crescimento, dar-lhes a atenção que merecem, estou no PISC a cumprir com as responsabilidades que assumi, a dar continuidade àquilo que os nossos conterrâneos criaram há um século e que precisa de apoio de todos nós. Até para que um dia os meus filhos entrem aqui e se lembrem que o pai contribuiu para que o PISC continuasse de pé. E será assim enquanto puder.”
PISC | Corpos Gerentes
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: JÚBILO AFONSO
1.º secretário: MANUEL DA SILVA
2.º secretário: MICHAEL SILVA
CONSELHO FISCAL
Presidente: SÉRGIO GRANADOS
1.º secretário: JAIME LOPES
2.º secretário: JOSÉ CARLOS BRITO
DIRECÇÃO
Presidente: FERNANDO ALBUQUERQUE
Vice-presidente: PAULO SANTOS
Vice-presidente: JOSÉ SILVA
1.ª secretária: EUGÉNIA NOGUEIRA
2.ª secretária: MARGARIDA SILVA
1.ª tesoureira: DANIELA AGUIAR
2.º tesoureiro: FILIPE RAMOS
Relações Públicas: JENNIFER COSTA
Relações Públicas: MELISSA SINTRA
Directora Desportiva: MARIA CARVALHO
Directora Escolar: CARLA RODRIGUES DA SILVA
Directora do Museu: IDALINA LOPES
Director do Rancho: TONY BRITO
Directora da Juventude: KATHY SIMÕES
Directora das Senhoras Auxiliares: PATRÍCIA ALBUQUERQUE
Director do Grupo de Motards: FRANK GABRIEL
Vogal do ‘Chaves d’Ouro’: CATHERINE RAMOS
Vogal do ‘Chaves d’Ouro’: KIMBERLY GALVÃO
Vogais: JORGE ABREU, JOSÉ RODRIGUES, ANTÓNIO JOSÉ SANTOS, ANTÓNIO LOURENÇO, BENTO PINTO, SÉRGIO CORREIA, JOSÉ PINTO FERNANDES, ARTUR ALVES, JORGE SANTOS, JOÃO CORREIA e JOSÉ LUÍS.