Coimbra: Médicos do Centro ponderam recuperar projecto ‘Aldeia do Médico’
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) pondera recuperar o antigo projecto da Aldeia do Médico, idealizado há mais de uma década, mas que não chegou a avançar por limitações financeiras.
“Este projecto não está esquecido, mas não podemos avançar sozinhos e estamos a trabalhar numa parceria com alguém do sector da hotelaria”, adiantou o presidente Manuel Teixeira Veríssimo, que pretende resgatar o projecto e introduzir-lhe algumas novidades.
A ‘Aldeia do Médico’, concebida pelo então presidente da SRCOM José Manuel Silva – antigo bastonário e actual presidente da Câmara de Coimbra – previa a construção de residências e de um centro de dia, destinado aos médicos de todo o país, numa quinta de cerca de 11 hectares na freguesia de Trouxemil, concelho de Coimbra.
Segundo Teixeira Veríssimo, que cumpre o primeiro ano de mandato na SRCOM, a intenção na altura era fazer uma aldeia para os “médicos mais velhos, mas o projecto acabou por ser um pouco abandonado por se entender que não tinha viabilidade financeira para ser concretizado, já que em 2012 estava orçado em 11 milhões de euros”.
O dirigente entende que o projecto não se deve destinar só a médicos com mais idade, mas também a clínicos jovens, fazendo uma “verdadeira aldeia do médico”.