Comemorações do Dia de Portugal na Portuguese-American Cultural Society

No dia 11 de Junho, realizou-se na sede da PACS do condado de Palm Beach, FL um convívio para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com um programa simples mas significativo. Os hinos, americano e português, foram cantados pelas jovens irmãs Briana e Lea Cerqueira; com excelentes vozes, estas jovens luso-americanas motivaram os presentes, todos de pé, a cantarem com elas o Hino desta grande nação, nossa segunda pátria, e o Hino português, ao cantarem “A Portuguesa”. Vimos pessoas emocionadas com as lágrimas nos olhos…

Seguiu-se uma pequena sessão cultural, com a professora Maria Teresa da Silva a apresentar um curto resumo da história de Portugal.

Convidados para esta cerimónia, estiveram João Queimado, funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, e Ilídio Pereira, representante do PALCUS para o Estado da Flórida, que cumprimentaram os presentes e pouco mais falaram, por- que o barulho na sala, proveniente de algumas pessoas que, alheias ao que se estava a passar, continuaram em amena conversa, tornando im- possível ouvir os oradores. Na nossa opinião, nas comunidades portuguesas, há muitas pessoas alérgicas a sessões culturais. Portanto, é preferível não fazer essas sessões, do que fazê-las mal feitas e sem disciplina, com uma falta de respeito evidente para com os convidados.

Seguiu-se, como sempre, um abundante jantar seguido de baile abrilhantado pelo duo ‘Vida Alegre’, com os músicos Mickael Roco e Victor Piorro. Em resumo, foi uma tarde bem passado num convívio amigo e bem português.