COMIDA: Encontrada solução para deter consumo excessivo
Investigadores da Universidade do Texas em El Paso fizeram descobertas sobre uma área específica do cérebro ligada à recordação e ao desejo de procurar e consumir alimentos.
Os investigadores afirmaram que as pessoas tendem a comer em excesso quando expostas a sugestões ou ambientes que lhes recordam iguarias, o que é uma das razões pelas quais as pessoas optam pela sobremesa mesmo depois de uma refeição grande.
A investigação mostrou que os neurónios numa parte específica do cérebro controlam a ligação entre a sugestão e a acção e que os sujeitos consumiam menos iguarias quando aquela região do cérebro era regulada.
Os investigadores afirmaram que as técnicas e os dados da investigação poderão eventualmente ajudar a ultrapassar alguns problemas ligados à obesidade, tais como acidentes vasculares cerebrais, diabetes tipo 2, tensão arterial elevada, níveis elevados de colesterol mau, e doenças coronárias.
Os investigadores concluíram que agora possuem ferramentas que lhes permitem desactivar os neurónios enquanto os sujeitos se envolvem num comportamento específico.