COMISSÃO EUROPEIA. Von der Leyen propõe atribuição da pasta dos Serviços Financeiros a comissária portuguesa

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, propôs a atribuição da pasta dos Serviços Financeiros e União de Poupança e Investimento à comissária nomeada por Portugal, Maria Luís Albuquerque.

“Maria Luís Albuquerque será a comissária europeia para os Serviços Financeiros e União da Poupança e Investimento e isso será vital para completar a nossa União do Mercado de Capitais e para garantir que o investimento privado potencia a nossa produtividade e inovação”, divulgou Von der Leyen, em conferência de imprensa à margem da sessão plenária do Parlamento Europeu, na cidade francesa de Estrasburgo.

A proposta foi divulgada após uma reunião com a Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu (estructura que junta a líder da assembleia europeia e os responsáveis dos partidos políticos), na qual Ursula von der Leyen apresentou então a sua proposta do colégio de comissários no próximo ciclo institucional (2024-2029), que inclui a antiga ministra portuguesa das Finanças.

Nas declarações aos jornalistas, vincou que “Maria Albuquerque será excelente nessa pasta porque tem uma vasta experiência como ministra das Finanças, mas também uma enorme experiência no sector privado”.

“Portanto, ela combina tudo, sabe o quão difícil é o campo político, mas também sabe que o sector privado, para o capital privado ou o investimento privado […] e isso será possível com uma União dos Mercados de Capitais aprofundada e consolidada”, argumentou.