Como votar nas presidenciais este sábado e domingo nos consulados de Portugal

No estrangeiro, podem votar os eleitores recenseados nos respectivos consulados. O voto é exercido nas embaixadas ou consulados que já foram previamente definidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Não é permitido votar nos consulados honorários.

Nos respectivos consulados podem votar quem esteja inscrito naquele consulado. Os possuidores de cartão do cidadão podem votar porque estão automaticamente recenseados e autorizados a votar, mesmo que o cartão esteja expirado há menos de um ano.

Os consulados e embaixadas estão abertos para votar amanhã, sábado, dia 23 de Janeiro das 8 am às 7 pm e no domingo, dia 24 das 8 pm às 3pm.

Espera-se muita abstenção, em parte devido à pandemia e também porque, em muitos casos nem todas as áreas consularem se encontram próximas do cidadão residente no estrangeiro.

A ambição do emigrante é o voto electrónico que a constituição portuguesa ainda não permite, mas talvez no futuro possa ser realidade.

Nas últimas legislativas, o voto por correio também não foi um solução aceitável, uma vez que os correios americanos, em muitos casos não aceitaram o símbolo do correio pré-pago entre outros pormenores que não permitiram um voto simples, objectivo e directo.

Na época das comunicações online, não seria difícil permitir aos portadores de cartão do cidadão ter acesso ao voto electrónico, para que todos os portugueses pudessem exercer o seu dever cívico.