Comunidade Brasileira de Newark celebrou o Carnaval

O maior e mais histórico museu do estado de New Jersey abriu as suas portas à comunidade brasileira, para esta celebrar a sua maior e mais expressiva festa popular: o Carnaval.

O The Newark Museum of Art tem dedicado parte dos seus programas comunitários à fomentação da cultura brasileira, sediando eventos educacionais, culturais e festas que representam a pluralidade e a vasta riqueza da cultura brasileira.

Como exemplo disso, na última quinta-feira, dia 15 de Fevereiro de 2024, ocorreu o Carnaval Brasileiro: evento organizado pelo jornalista e activista cultural Roger Costa, com o patrocínio de vários líderes e negócios comunitários. O evento levou cerca de 400 pessoas até ao local.

A sua programação iniciou-se às 7:00PM com actuação do DJ Luciano, com sucessos populares dos anos 90.

O empresário Marconi Maia, da Yes Travel Agency, generosamente ofereceu 3 bilhetes de avião de ida e volta, que foram sorteados durante a festa.

O Grupo afro-brasileiro Mambembe emocionou e contagiou o público com a sua batucada eletrizante, uma homenagem aos blocos afro-baianos. A drag performer e bailarina Isabella Rio prestou homenagem a Carmen Miranda, Ivete Sangalo e ao universo queer.
O final da noite foi marcado pelo grupo Samba New York! com liderança do mestre da bateria Phillip Galinsky, que após desfilar pela Unidos de Niteroi dois dias antes, desembarcou em Newark especialmente para a ocasião.

A artista Lunnara Luza foi a convidada para apresentar as suas obras de arte, bem como gravuras, pinturas e acessórios.

O evento iniciou as comemorações dos 200 anos de aniversário das relações políticas, diplomáticas e culturais entre Brasil e Estados Unidos. Além das apresentações musicais, figuras animadas como o Mickey e a Magaly da Star Kids Events, estiveram presentes para animar as crianças, e foi ainda possível fabricar acessórios e fazer pinturas faciais.

O sucesso do Carnaval deste ano demonstra a dedicação do The Newark Museum of Art em alcançar os residentes e culturas presentes em Newark; o poder de união da comunidade em actividades de lazer com as suas famílias; e a representação brasileira tão activa e numerosa na cidade.