COMUNIDADE LUSA DOS EUA EM CHOQUE | É português o autor do ataque à Brown University que também matou professor do MIT em Boston
Portugal está na capa de todos os jornais da América. E pela pior das razões…
O homem suspeito de matar dois estudantes na Universidade de Brown, nos Estados Unidos, foi encontrado morto numa arrecadação no estado de New Hampshire, após vários dias em fuga. As autoridades confirmaram que o seu alvo principal era um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que acabou também por ser morto a tiro em Boston.

A região da Nova Inglaterra viveu dias de terror, entre Providence e Boston
O suspeito foi identificado como Cláudio Neves Valente, de 48 anos, cidadão português e antigo aluno da Brown University, onde frequentou um mestrado em Física entre 2000 e 2001, antes de abandonar o curso. A sua localização foi possível graças a uma denúncia feita através da rede social Reddit, que alertou para comportamentos suspeitos nas imediações do campus de Providence.
⤻Ataque na Brown University

O suspeito foi identificado como Cláudio Neves Valente, de 48 anos, cidadão português e antigo aluno da Brown University
O ataque ocorreu a 13 de Dezembro, durante uma sessão de estudo no edifício Barus and Holley, da Escola de Engenharia da Brown University. Neves Valente entrou no edifício pouco depois das 4:00 PM e abriu fogo, disparando cerca de 40 tiros.

Uma das fotos das câmaras de segurança que ajudou a identificar o suspeito
Duas pessoas morreram: Mukhammad Aziz Umurzokov, de 18 anos, natural da Virgínia, e Ella Cook, de 19 anos, do Alabama. Outras 12 pessoas ficaram feridas. O edifício encontrava-se aberto devido à época de exames.
⤻Professor do MIT era o alvo principal
Dois dias depois, a 15 de Dezembro, Cláudio Neves Valente matou a tiro o professor Nuno Loureiro, de 47 anos, também português e natural de Viseu, no interior da sua residência em Brookline, nos arredores de Boston. As autoridades revelaram posteriormente que Loureiro era o alvo inicial do suspeito.

O professor Nuno Loureiro, do MIT: assassinado a sangue frio
Segundo a investigação, ambos frequentaram a mesma escola em Portugal entre 1995 e 2000, embora a natureza da relação entre os dois permaneça desconhecida.
⤻Caça ao homem e denúncia no Reddit
A investigação deu uma reviravolta a 16 de Dezembro, quando a polícia de Providence recebeu uma denúncia anónima baseada num post no Reddit. O autor do alerta referiu um Nissan cinzento com matrícula da Flórida, estacionado junto à Rhode Island Historical Society.
O denunciante, identificado apenas como “John” em documentos judiciais, relatou ter visto o suspeito no interior da casa de banho do edifício Barus and Holley no dia do ataque. Descreveu-o como mal vestido para as condições climatéricas, usando várias camadas de roupa e calçado semelhante ao de trabalhadores de restauração.
John contou ainda que o suspeito parecia evitá-lo deliberadamente, mudando de direção repetidamente, num comportamento que descreveu como um “jogo do gato e do rato”.
⤻Encontrado morto em New Hampshire
Após seis dias de buscas, as autoridades localizaram um veículo associado ao suspeito junto a uma unidade de armazenamento em Salem, New Hampshire, a mais de 130 quilómetros de Providence. No interior de uma arrecadação alugada por Neves Valente, o homem foi encontrado morto com um ferimento de bala auto-infligido.
Segundo o procurador-geral de Rhode Island, Peter Neronha, o suspeito tinha consigo duas armas de fogo, bem como provas que o ligavam diretamente aos crimes cometidos em Providence e Boston.
⤻Tentativas de evitar identificação
As autoridades indicaram que Neves Valente recorreu a várias estratégias para evitar ser identificado, incluindo a troca de matrículas, o uso de cartões de crédito em nome de terceiros e um telemóvel com localização ocultada. Ainda assim, investigadores conseguiram rastrear um endereço IP associado a um email Google utilizado pelo suspeito, localizado a cerca de 800 metros da casa do professor Loureiro na noite do crime.
⤻Quem era Nuno Loureiro
Nuno Loureiro era um conceituado físico teórico e cientista na área da fusão nuclear, tendo assumido em 2024 a direcção do Plasma Science and Fusion Center do MIT, que conta com mais de 250 investigadores.
Natural de Viseu (Portugal), licenciou-se em Física no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, obteve o doutoramento no Imperial College London em 2005 e realizou trabalho pós-doutoral na Universidade de Princeton. Trabalhou ainda no Culham Centre for Fusion Energy, no Reino Unido.
Casado e pai de três filhos, Loureiro foi lembrado por colegas, estudantes e vizinhos como um homem “gentil e extraordinário”. O MIT prestou-lhe homenagem, destacando o impacto académico e humano que deixou na instituição.
A presidente do MIT, Sally Kornbluth, afirmou que a comunidade académica vive um momento de profunda consternação, apelando ao apoio mútuo e à utilização dos serviços de acompanhamento psicológico disponíveis no campus.
De acordo com o Homeland Security, Neves Valente obteve a residência nos EUA por via do sorteio de diversidade de vistos, em 2017.

