COMUNIDADE MOBILIZA-SE PARA AJUDAR LUSO-AMERICANO DE 51 ANOS HÁ UMA SEMANA EM COMA NA FLÓRIDA
Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO
Quando, há uma semana, no dia 16, Orlando Dias se preparava para jantar em casa com a esposa, sofreu um ataque cardíaco seguido de acidente vascular cerebral. O incidente médico levou a que fosse internado de emergência no Advent Health de Palm Coast e, de seguida, transportado de helicóptero para unidade semelhante em Orlando, na Flórida, dada a gravidade da sua situação.
Em declarações prestadas ao jornal LUSO-AMERICANO, sua mulher, Clarice Dias, pôde confirmar que Orlando Dias continua em coma, “mas em situação estável. Os médicos dizem-nos que terá de ser um dia de cada vez.”
Figura conhecida não apenas em Connecticut, onde nasceu, e na Flórida, onde vive, mas um pouco por toda a costa leste dos Estados Unidos, pelo seu envolvimento associativo e comunitário e pela vertente artística, a situação médica de Orlando Dias, que completou 51 anos no passado dia 8 deste mês de Setembro, deixou chocada a comunidade lusa, que depressa se prontificou a ajudar.
Para cobertura de gastos médicos e outros, foi criada uma campanha no portal GoFundMe [https://www.gofundme.com/f/helping-for-orlando-lando-dias-and-family?utm_campaign=p_cp+share-sheet&utm_medium=copy_link_all&utm_source=customer], tendo como meta 10 mil dólares; até agora, foram já angariados mais de 13 mil.
Por outro lado, um grupo de amigos em Palm Coat pôs também em andamento uma iniciativa de angariação de fundos no Portuguese-American Cultural Center, que rendeu outros 20 mil.
Orlando Dias é natural de Bridgeport, CT, filho de emigrantes de Boticas (o pai) e Montalegre (a mãe). Casado e pai de duas filhas de 24 18 anos, a família mudou-se em 2009 para Palm Coast, onde depressa, tl como fizera anteriormente em Connecticut, se juntou à vida lusa – tanto no rancho folclórico ‘Corações de Portugal’, como no PACC, do qual foi presidente da direcção.
Em Connecticut, onde vivia em Beacon Falls, fez parte do rancho folclórico ‘Cultura de Portugal’ e pertenceu como associado ao Clube Português de Waterbury e ao Clube ‘União Portuguesa’, em Naugatuck.
“Desde os 6, 7 anos que toca concertina e também com essa idade começou envolver-me no movimento folclórico”, acrescenta Clarice Dias. “Daí conhecer tanta gente aqui nos EUA e no Canadá. Através da música, chegou a pessoas de todas as idades.”
⤻COMO AJUDAR?
Envie donativo em dinheiro de ajuda à família e cobertura de gastos médicos para:
PACC – Orlando Fundraiser
1200 Palm Harbor Parkway
Palm Coast, FL 32137
⤻Ou contacte:
ELIZABETH PEREIRA
☎️Tel.: (201) 259-4637
☎️IVONE CARNEIRO
Tel.: (386) 503-7446
⤻CAMPANHA GOFUNDME
‘Helping for Orlando ‘Lando’ Dias and family