Concurso literário “A bordo na viagem de Fernão de Magalhães”

Celebra-se, entre 2019 e 2021, o V Centenário da Viagem de Circum-navegação de Fernão de Magalhães e Elcano. Esta viagem representou a primeira vez que navegadores deram a volta ao Mundo, deixando marcas em muitos lugares do Mundo.

Fernão de Magalhães foi um navegador português que se notabilizou por ter organizado e iniciado a primeira viagem de circum-navegação ao globo de 1519 até 1522. Nascido numa família nobre, em 1505 viajou para as Índias Ocidentais, participando de várias expedições militares. Em 1512 foi na armada de António de Abreu à descoberta das Molucas, também conhecidas como as Ilhas das Especiarias, mas só o navio de Francisco Serrão, tresmalhado, chegaria às Molucas do norte (Ternate, Tidore, etc). A serviço do rei de Castela, Carlos V do Sacro Império Romano-Germânico planeou e comandou a expedição marítima que efectuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo. Foi o primeiro a alcançar a Terra do Fogo no extremo sul do continente americano, a atravessar o estreito que hoje leva seu nome e a cruzar o Oceano Pacífico, que nomeou. Fernão de Magalhães foi morto em batalha em Cebu, nas Filipinas durante a expedição, posteriormente chefiada por Juan Sebastián Elcano até ao regresso em 1522. As aptidões de navegação de Fernão também foram reconhecidas na nomeação de objectos associados à astronomia, incluindo as Nuvens de Magalhães, as crateras lunares de Magalhães, e as crateras marcianas de Magalhães e sonda espacial da NASA Magellan (versão inglesa do nome). A sua vida e a viagem de circum-navegação é descrita ao pormenor no romance biográfico “Fernão de Magalhães e a Ave-do-Paraíso” do escritor João Morgado.

Neste âmbito, a Coordenação do Ensino Português nos EUA (CEPE-EUA), em parceria com o Consulado Geral de Portugal em Newark e com o Consulado Geral de Portugal em Nova Iorque, lançaram o Concurso Literário “A bordo na viagem de Fernão de Magalhães”.

O concurso destina-se a alunos de português das diferentes escolas públicas e comunitárias dos Estados Unidos da América, com idades entre os 8 – 12 anos e 13-18 anos.

O Concurso concederá os seguintes prémios:1º Prémio (8 a 12 anos): 250 dólares; 1º Prémio (13 a 18 anos): 250 dólares.

Os trabalhos deverão ser enviados ou entregues por correio eletrónico, até às 17:00 do dia 31 de Dezembro de 2020, para: [email protected] com indicação do concurso e inscrição de um pseudónimo no assunto do e-mail e deverão constar no corpo do e-mail os seguintes dados: a) pseudónimo; b) nome; c) idade e data de nascimento; e) morada; f) escola que frequenta, cidade e Estado.

Os trabalhos devem ser enviados em ficheiro word ou pdf, como anexo, e nele deve constar apenas o pseudónimo. Cada candidato pode apresentar mais do que um trabalho. O texto deverá ter, no máximo, 6 páginas Letter, com espaçamento duplo entre linhas, com tipo de letra Times New Roman, tamanho 12.