Condado de Essex- Agência Federal de Gestão de Emergência abre Centro de Recuperação de Desastres para pessoas afectadas pelo furacão Ida

A agência Governamental FEMA – Agência Nacional de Gestão de Emergência tem respondido aos pedidos de ajuda consequentes dos danos causados pelo Furacão IDA através da abertura de Centros de Recuperação de Desastres nos condados afectados no estado de New Jersey.

Até este momento, já foram abertas mais de dez centros espalhados pelos Condados de Mercer, Passaic, Hudson, Hunterdon, Midllesex, Morris, Somerset, Union, Warren e na ultima semana em Essex.

Aqui no Condado de Essex, o centro está localizado em West Orange, concretamente no K- Mart, numa partilha de espaço com um Centro de Vacinação, no 235 Prospect Avenue #9413, West Orange, NJ 07052.

O horário de funcionamento é das 8:00 da manhã às 7:00 da noite de segunda a sexta-feira e no sábado das 8:00 às 5:00 da tarde e fechado aos domingos.

Quando as pessoas dirigem-se os centros, recebem informação geral sobre a assistência que a agência concede, os diferentes programas, os agentes respondem a perguntas e dúvidas sobre correspondência escrita e fornecem material escrito sobre reparações e reconstrução para tornar as casas mais resistentes a desastres.

O modo mais fácil e rápido de fazer a aplicação é online através de disasterassistance.gov/. Se não for possível fazê-la online, pode ligar para 800-621-362, serviço completamente grátis, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Qualquer pessoa que faça a aplicação para receber a assistência tem de estar preparado para fornecer os seguintes dados:

– Um número de telefone funcional, onde pode ser contactado; O endereço onde estava no momento do desastre e o endereço onde se encontra no momento;
– Número de Segurança Social, caso o tenha;
– Uma lista geral dos danos e perdas sofridas;
– Se tem seguro, fornecer o número da apólice ou o agente ou o nome da companhia.

A ajuda da agência destina-se a quê?

  • Reparação das casas, trabalhos essenciais nas casas que permitem com que a pessoa permaneça no seu lar. O montante atribuído depende dos danos decorrentes do desastre, os custos estimados das reparações ou do máximo atribuído pelo programa. Os tipos de danos são os seguintes;
  • Danos na estrutura nas janelas, portas e tecto;
  • Danos na electricidade, gás, aquecimento, canalização, entre outros resultantes na perda de uso destes equipamentos;
  • Danos no interior das casas que põem em casa a segurança das pessoas como nas paredes, chão e tectos;
  • Danos no sistema de abastecimento de água que interrompem o serviço.

Assistência no pagamento de renda, este tipo de ajuda é temporário apara garantir às famílias um tecto por um certo período de tempo. O valor atribuído tem por base o preço justo no mercado local determinado pelo Departamento Nacional de Habitação e Desenvolvimento Urba- no.

Assistência para substituição e ajuda para proprietários cujas residências principais, a agência confirmou terem sido destruídas pelo desastre ocorrido. Este fundo pode ainda ser aplicado para a compra de uma nova residência principal para a família.

Outros apoios – estes fundos destinam-se a pagar as despesas relacionadas a necessidades básicas e graves causadas pelo desastre. Estão incluídas nesta lista, des- pesas médicas e dentárias, cuidados com crianças, funerais, despesas pessoais sérias, compra de pertences pessoais como roupas, calçados, mobiliários, electrodomésticos, material escolar, computa- dores, transporte, mudança e armazenamento de mobiliários e outros.

Mais de $23.5 milhões de dólares para ajudar New Jersey.

Este montante foi aprovado duas semanas logo após as cheias, e até a semana passada mais de 42.000 residentes de New Jersey já se haviam aplicado.

A maior fatia deste montante, cerca de $12.000 milhões, foi para assistência com a habitação, concretamente reparação ou reconstrução, sendo uma parcela menor para a substituição de alguma parte ou estrutura da casa. Cerca de 3.000 famílias foram beneficiadas até o momento.

Em segundo lugar com cerca de quase $10.000 milhões vem o pagamento dos seguros contra as cheias para cerca de 6.000 famílias.

As pequenas empresas têm recebido igualmente apoio através do Departamento de Administração de Pequenas Empresas.

Um aspecto muito importante, e que as pessoas devem prestar realmente a atenção é sobre a correspondência entre estes e a agência. Cada aplicante vai receber uma carta a explicar se a sua aplicação foi aprovada ou não. Se foi aprovada, vão fornecer o montante e as instruções, se não foi aprovada, irão explicar as razões e como fazer para recorrer desta decisão. Se precisarem de informações ou provas adicionais também darão instruções na carta.

Uma boa notícia, mesmo não sendo um residente legal ou mesmo não tendo seguro ou se seu seguro não cobre cheias, pode ser elegível para receber assistência.

Para mais informações visite: fema.gov/disaster/4614, ou siga FEMA no:twitter.com/FEMAregion2.