Condado de Essex conta centenas de votos “escritos”
Nikki Haley. Mit Romney. Cornel Oeste. Hillary Clinton. Elon Musk. Mike Tyson. Estas foram algumas das pessoas em quem os residentes do condado de Essex votaram este ano como candidatos “escritos” durante as eleições gerais de 2024.
Com o confronto presidencial entre Donald Trump e Kamala Harris em jogo, os residentes do condado de Essex afluíram fortemente às urnas este ano. Houve 315.739 votos expressos entre 590.268 eleitores registados, de acordo com os resultados certificados do
Cartório do Condado de Essex – uma impressionante taxa de participação de 53,49%.
O dia das eleições em si, foi o escolhido pelo maior número de pessoas para se votar, com resultados a apontarem para os 177.387 eleitores a comparecerem nas urnas . Outros grupos de votação incluíram o provisório (11.530), o federal (1.324) e o de emergência (125).
Houve também mais de 3.600 votos escritos – e é aí que as coisas tendem a ficar interessantes.
De vez em quando, os candidatos inscritos lançam campanhas eleitorais legítimas, como Bill Rutherford, que obteve quase 800 votos pela sua candidatura à reeleição em West Orange este ano. No entanto, a grande maioria dos comentários são expressos para mostrar descontentamento com qualquer uma das escolhas no boletim de voto – uma forma discreta de protesto.
Raramente é suficiente para fazer a diferença numa corrida. Mas de vez em quando acontece.
Em 2019, a margem de vitória nas eleições para o conselho municipal de Verona foi de apenas dois votos. Apesar de ter cinco candidatos à escolha para dois lugares disponíveis, 28 dos 4.562 votos lançados na eleição foram para escolhas escritas – incluindo Jerry Garcia e Arya Stark.
Nenhuma eleição poderia ter sido influenciada por votos escritos este ano no condado de Essex, de acordo com o relatório final do cartório.
Presidência dos EUA
A corrida para o lugar de presidente dos EUA teve 672 votos escritos em 313.955, com vários políticos conhecidos a nível nacional a receberem nomeações no condado de Essex.
A lista de democratas que obtiveram votos para presidente incluía Josh Shapiro (12), “Richie Torres” (12) – provavelmente um erro ortográfico de Ritchie Torres – Hillary Clinton (9), Joe Biden (5), Jimmy Carter (2), Pete Buttigieg (2), Mark Kelly (2) e um aparente voto no ex-presidente dos EUA “Barak Oboma”.
Já do lado republicano, a lista incluía Nikki Haley (161), Mitt Romney (33), Ron DeSantis (14), Chris Christie (12), Liz Cheney (11), Condoleezza Rice (6), John Kasich (6), Mike Pence (5), Tulsi Gabbard (5) e Paul Ryan (5).
Outras figuras políticas conhecidas que obti- veram votos por escrito no condado de Essex incluíram Cornel West (70), Peter Sonski (12), Bernie Sanders (8), Michael Bloomberg (8), Ron Paul (3), Andrew Yang (2) e Abraham Lincoln (1).
Shiva Ayyadurai – um cientista e membro do Hall of Fame da Livingston High School, que detém os primeiros direitos de autor de “e-mail” nos EUA – obteve sete votos por escrito para duas grafias diferentes do seu nome. Ayyadurai candidatou-se como candidato independente à presidência em vários estados, incluindo New Jersey.
Depois do Comité do Estado Democrático de New Jersey ter contestado a tentativa de Ayyadurai de chegar às urnas – nasceu na Índia e é cidadão naturalizado – o Secretário de Estado Tahesha Way acabou por retirar Ayyadurai das urnas depois de um juiz o ter considerado inelegível. Apareceu na votação presidencial de 2024 em vários outros estados.
Os políticos não foram as únicas pessoas incluídas neste fenómeno. Outros votos foram dados a celebridades e artistas como Kanye West (3), Mark Cuban (2), Derek Jeter (1), Jesse Ventura (1), Joe Rogan (1), Steve Martin (1), LeBron James (1), Jerry “The King” Lawler (1), Billy Joel (1), Elon Musk (1), Stephen Curry (1), Alice Cooper (1) e um único voto para “Shohie Ohtari” – possivelmente um erro ortográfico de estrela do basebol Shohei Ohtani.
Eleições locais
A eleição presidencial não foi a única disputa que atraiu votos escritos no condado de Essex este ano.
A corrida para o Senado dos EUA – onde Andy Kim foi declarado vencedor – recebeu 68 comentários do condado de Essex. A lista incluía vários candidatos que desistiram ou foram derrotados nas eleições primárias, incluindo Lawrence Hamm (5), Tammy Murphy (2), Patricia Campos-Medina (1) e um único voto para um nome: “Menendez”.
Outros votos escritos incluíram:
– A corrida ao Nutley Board of Education teve dezenas de votos escritos para Mark Jacobson (90), Kerry L. Walsh (51) e Mark Arcuti (42);
– Jamaine Cripe, que perdeu as eleições primárias para o Maplewood Township Committee em Junho, teve 47 votos escritos;
– Jarrett Seltzer, proprietário de uma empresa em West Orange que fez manchetes pelas suas batalhas legais com o município, obteve três votos para a Câmara Municipal de West Orange;
– Ben Franklin e Thomas Jefferson receberam, cada um, um voto para mandatos completos no Conselho Municipal de Livingston, e Alexander Hamilton obteve um voto para um lugar não expirado no conselho;
– Sean Penn conseguiu um único voto para o registo do condado de Essex;
– Mike Tyson obteve o voto para o Conselho de Educação de Livingston;
– Elon Musk obteve o voto para o Conselho de Educação de Montclair;
– James Bond obteve o voto para o Conselho de Educação de Verona;
– Bob Weir obteve dois votos e Jerry Garcia obteve um na corrida para o Conselho de Educação Caldwell-West Caldwell.