Condado de Essex quer vacinar 30,000 residentes por semana. 12 mil residentes já receberam a vacina. Regresso a um novo normal pode ser em Maio se não falharem as vacinas.

O condado de Essex através dos seus quatro centros de vacinação já administraram cerca de 12 mil vacinas desde o principio do processo de vacinação e os responsáveis do condado, nomeadamente o seu responsável máximo, o director executivo Joe DiVincenzo espera atingir o número de 30 mil vacinas por semana, depois da abertura do quinto centro na próxima semana e desde que as vacinas sejam entregues no condado.

Esta semana, o LUSO-AMERICANO visitou o centro de vacinação no Essex County College em Newark, onde estão ao dispor dos residentes um grupo de voluntários e 24 estações para administrar as doses de vacina, num processo que demora cerca de 25 minutos, incluindo a verificação do registo, inoculação e espera médica de modo a determinar possíveis reacções, algo que ainda não aconteceu.

Os residentes de cidades urbanas como Newark podem vacinar-se em qualquer um dos 5 centros disponibilizados pelo condado. Desde quarta-feira residentes com mais de 65 anos já se podem vacinar.

Cada residente deve fazer uma marcação prévia antes de visitar os centros no site www.EssexCOVID.org ou pelo telefone 973-877-8456.

Joe DiVincenzo referiu, “estamos preparados para vacinar os residentes, pois esta é a única maneira de fazer frente a esta pandemia, depois contamos com o apoio do estado, o governador sabe que estamos determinados a ser parte da solução e se recebermos as vacinas iremos fazer a nossa parte”.

Maya Lordo, responsável pelo departamento médico do condado referiu, “temos um sistema devidamente equipado para que a administração das vacinas decorra de forma eficaz, acreditamos que no final de Maio e se tivermos as vacinas disponíveis poderemos estar a caminhar para atingirmos uma melhor posição e assim as nossas vidas possam regressar ao normal”.

Eliana Pintor Marin, deputada estatal adiantou, “o estado e o nosso governador conhecem o trabalho que temos vindo a desenvolver e penso que temos as condições para que possamos atingir o nosso objectivo, que passa também por educar os residentes sobre a necessidade de vacinar”.

A vacina da Moderna é a vacina utilizada presentemente.